domingo 22 de fevereiro de 2026Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/02/2026
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Vai Começar!

21 fevereiro 2026 - 05h00

Como um amigo me disse, “Acabou o carnaval, agora começa mesmo o ano!” E as coisas seguem.
Fui professor em São Paulo pelos meus quarenta anos, sei bem, para os educadores paulistas o ano letivo já foi iniciado. Mas sei que isso não é em todo lugar, no Rio de Janeiro as escolas abrem em março. Na Educação o trabalho é bem complicado. O docente não dá aula apenas, trabalha antes e depois delas. Ele tem de preparar as aulas todas. Depois executá-las. E após isso avaliar os resultados. E não pode punir os alunos, cortando seus direitos adquiridos de dar uma brecada. Muito antigamente havia as tais de “segunda época”, em que os alunos que não tinham conseguido notas suficientes precisavam cursar algo mais e depois fazer as provas d e seu aproveitamento. Era bem complicado. E as férias, desses alunos e dos seus professores eram bem reduzidas. Nem todos os governantes entendem essa necessidade de parada que alcançamos. Meu filho, que é Engenheiro, não teve nenhuma folguinha. Nem tudo é fácil.
Fevereiro chegou. O Carnaval se foi. Para quem gosta foi fantástico. Milhões de gente pelas ruas, por todo o Brasil. Antigamente era só samba e marchinha. Agora até sertanejo e funck entram. E dizem uns tantos que não foi fácil. Amigos de São Paulo reclamaram muito dos furtos. Algumas violências impactaram. Muitas mulheres atacadas. Violências sobre crianças, Violências sobre animais. Estamos atingindo números que nunca vi por essa minha longa vidinha. Umas novidades meio espantosas se oferecem. E, com certeza, teremos ainda mais adiante. O que podemos vislumbrar?
Se não atentarmos mais e melhor sobre a Educação, não só sobre o que está se fazendo (ou desfazendo) nas escolas, mas como nós, em especial como pais, cuidarmos das nossas crianças e adolescentes, aumentaremos enormemente os números destrutivos que estamos atingindo em nossa terra.
Enfim, nos chega a Quaresma. E muitos da nossa gente já vão se preparando para menos carne e mais peixe, até abril. Aliás, o que percebo é que os peixes estão bem caros, podendo aumentar a inflação. E nem estou me referindo ao bacalhau, coisa de só quem pode. Mas vamos manter a esperança. Cada cultura oferece seus costumes. Lembro que na França, na Quaresma, recebíamos flores das pessoas nas ruas. Era bom, agradável, nos envolvia. Uma linda mensagem de carinho aos demais.
O ano está apenas começando. Temos de estar prontos. Vem mais coisa por aí. Bem mais!
Verdade! Este nosso 2026 será um ano daqueles cheios de umas tantas complicações que sempre vem com as eleições. Sabemos que ano de eleições sempre trazem mais coisas que teremos de enfrentar. Muitas discussões, debates, nem sempre respeitosos, especialmente com as divergências tão ásperas que vivemos na atualidade com os radicalismos instalados. Coisa que está circulando por todo o mundo. Enfim, teremos de nos colocarmos em posição de compreensão, esperamos contar com respeito, que é o que merecemos todos nesta nossa dita Democracia.