domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A oração de Neemias

03 agosto 2025 - 05h00

A história de Neemias verdadeiramente nos inspira. Neemias fez uma grande obra, reunindo pessoas em torno de um grande projeto. A reconstrução dos muros de Jerusalém foi uma missão desafiadora que poucos encarariam. Mas Neemias, cheio de fé e coragem, enfrentou todos os obstáculos, dando andamento e concluindo o projeto que o próprio Deus havia colocado em seu coração. Neemias era um homem de oração, que orou pedindo a Deus que lhe desse a oportunidade de fazer algo pelo seu povo. Sabemos que a cidade de Jerusalém estava assolada. As portas dos muros estavam queimadas, e os muros estavam derrubados. Dessa forma os inimigos podiam entrar e sair à vontade. O muro precisava ser reconstruído! Também em nossa vida sempre existe algo a ser modificado, aperfeiçoado, reconstruído, transformado. E, nesse sentido, precisamos tomar uma decisão, seguida de uma ação inicial e de muitas outras que a acompanharão. Se optarmos por deixar as coisas como estão, não poderemos reclamar no futuro. Talvez, outros tenham-se incomodado com a situação da cidade. Todavia, apenas Neemias tomou a decisão de fazer algo para modificar aquela realidade. É necessário agir, quando Deus nos chama para uma obra, fazendo com que ela ganhe corpo e vida. Não adianta dizer que vamos mudar de vida, se as nossas palavras não forem seguidas de ações nesse sentido. 
Ao ouvir as más notícias sobre a triste realidade de Jerusalém e do povo que havia voltado do cativeiro, Neemias chorou muito e não quis comer nada. Ele fez essa oração: -"Ó Senhor, Deus do céu, Tu és grande, e nós Te tememos! Tu és fiel e guardas a tua aliança com aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos. Olha para mim, ó Deus, e ouve as orações que faço dia e noite em favor dos teus servos, o povo de Israel. Eu confesso que nós, o povo de Israel, temos pecado. Os meus antepassados e eu temos pecado. Com os nossos atos, temos pecado contra ti e não temos obedecido às leis que nos deste por meio de Moisés, teu servo (...) Ouve agora a minha oração e as orações de todos os outros teus servos que têm prazer em te adorar. Faze com que eu tenha sucesso hoje e que o rei seja bondoso comigo!" (Neemias 1:5-11) A oração de Neemias tem elementos que agradam a Deus. Ele apresentou a sua vida diante de Deus, chorando, confessando os pecados, jejuando e orando. Ele se incomodou com o sofrimento do seu povo, em vez de ficar acomodado em sua zona de conforto. Felizes são as pessoas que se incomodam com o sofrimento alheio e fazem algo para minorar a dor do próximo! Neemias reconheceu e confessou os seus pecados, os pecados do povo, pedindo perdão por eles. Os pecados de idolatria os haviam levado ao cativeiro. Agora, havia chegado o tempo de recomeçar! Neemias foi capaz de olhar para si mesmo, o que é mais difícil. Como copeiro do rei, imagino que Neemias não tivesse tanta experiência assim em construções, em liderança e gestão de pessoas. Quando se tem recursos humanos e financeiros, fica mais fácil liderar. Todavia, o contexto a ser enfrentado era o oposto disso. Havia um desânimo, um caos, na cidade de Jerusalém. Mas nada disso foi impedimento para Neemias. 
Orando, Neemias obteve a direção de Deus para a situação. Ele havia pedido a Deus sucesso em seu pedido ao rei. Pediu que o rei fosse bondoso com ele. O rei Artaxerxes I podia fazer algo pelos judeus. Quando compareceu diante dele, Neemias já havia comparecido diante de Deus. Sendo assim, o coração do rei se inclinou em favor de Neemias. O rei persa percebeu o abatimento de Neemias e lhe perguntou a razão da tristeza. Essa foi a oportunidade que Deus lhe deu a partir de sua oração. O primeiro desafio seria obter permissão do rei para a missão externa. Não somente obteve a permissão como também os recursos de que precisaria. Quero destacar aqui a questão da objetividade na oração. Não é pelo muito falar que seremos atendidos. "E o rei me deu tudo o que pedi, porque Deus estava comigo". (Neemias 2:8) Neemias começou com oração a empreitada de reconstrução de Jerusalém e prosseguiu orando durante todo o processo. Sigamos o bom exemplo desse grande líder!