sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Do ordinário ao extraordinário

17 julho 2022 - 05h00

As pessoas nos dias atuais querem ser conhecidas, famosas, reconhecidas pelo que fazem. Todo mundo, com raras exceções, quer ter o seu dia (agora nem é mais o minuto) de fama. O simples, o ordinário, o considerado normal, não chama mais a atenção. Parece que para se fazer notado tem que dizer ou fazer algo que seja impactante, que desperte a atenção das mídias, ainda que para isso sejam utilizados meios escusos. Deixamos de dar valor ao ordinário, que é a realidade de grande parte de nosso cotidiano. É verdade que o extraordinário de Deus acontece todos os dias na nossa vida. O simples fato de acordarmos, abrirmos os nossos olhos, tomarmos consciência de que o dia amanheceu, ouvirmos os pássaros cantando perto da janela, e nós estarmos vivos e bem, já é o extraordinário de Deus, pelo qual devemos muito agradecer. Também é verdade que não devemos ficar acomodados ao ordinário sem buscarmos novos desafios e conquistas. Quero, todavia, fazer uma modesta reflexão sobre o valor do ordinário. Ninguém vive de glamour o tempo todo. Se uma pessoa famosa e rica fica muito doente, por exemplo, mesmo com os melhores cuidados médicos e tratamentos que o dinheiro pode pagar, ela vai sofrer as debilidades causadas pela doença. Pode ser que vá definhando e perca gradativamente todo o glamour que tinha antes. E alguns se sentem envergonhados com isso! Alguns se sentem envergonhados até de dizer que estão doentes. 
O nosso maior exemplo em transformar o ordinário em extraordinário é o Mestre, Jesus. No Sermão do Monte, Ele manda os que O ouviam (os discípulos e as multidões) olharem as flores do campo... Essas flores faziam parte do cotidiano daquelas pessoas; todavia, talvez poucos as observassem, assim como não observavam os pássaros e outras coisas do cotidiano. Jesus era um atento observador das coisas ordinárias, o que o tornava um excelente contador de histórias, já que usava muitos fatos do cotidiano para se dirigir a seus interlocutores. Ele viu o extraordinário de Deus na vida de cada pessoa que curou, que libertou, que restaurou, que ensinou, que salvou, mesmo quando ninguém se importava e não dava nada por essas pessoas. É isso o que Ele faz até hoje por nós, meros potes de barro, que carregamos um grande tesouro dentro de nós, conforme registrado em II Coríntios 4:7-8. Como potes de barro somos ordinários - frágeis, limitados, potes que se podem quebrar. Mas Deus torna esses potes extraordinários pelo que carregam dentro - um tesouro espiritual, a mensagem de Cristo. 
Começamos o dia gradecendo a Deus em oração pelo ordinário (o pão nosso de cada dia), que Ele não tem deixado faltar, entre outras coisas, ou reclamando? Se formos gratos no ordinário, isso nos habilitará para vivermos o extraordinário. Admiro o meu pai, hoje com 87 anos, quanto ao aspecto da gratidão com o ordinário. Ele não faz uma refeição sem agradecer antes em oração ao Pai Eterno, por mais simples que seja essa refeição. E, quando alguém pergunta como ele está, a sua resposta é sempre - "Graças a Deus, estou bem melhor do que mereço!" Quando as coisas estão difíceis, ele se lembra do ensinamento também do apóstolo Paulo - "pois aprendi a estar feliz com o que tenho, tenha muito ou pouco". (Filipenses 4:11-13) Comece o dia agradecendo a Deus pela vida, quer ela esteja boa ou ruim, na sua perspectiva. Se você estiver bem de saúde, agradeça. E se você estiver em um leito de hospital também agradeça. Se você tiver uma mesa farta no café da manhã, agradeça, mas se tiver um pão com café também agradeça. Seja agradecido pelas coisas simples e tão importantes da vida! Veja beleza, no sentido mais profundo da palavra, nas pessoas, nas coisas, no cotidiano. Um dos grandes problemas do ser humano é a comparação. Ficamos nos comparando com as outras pessoas, pensando que elas, sim, vivem o extraordinário, e nós estamos experimentando uma vida medíocre. Por que pensamos que o ordinário é medíocre, a tal vidinha? Por que achamos que a grama do vizinho é sempre mais verde? Por que estamos sempre insatisfeitos? As comparações não nos levam a lugar algum. Então, vivamos o ordinário de cada dia, que Deus nos tem permitido viver, de forma extraordinária! Isso, certamente, nos deixará mais felizes!