domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Orando e esperando

07 setembro 2025 - 05h00

Esperar é sempre difícil. Ninguém gosta de ficar esperando. A espera por algo é um processo doloroso nesses nossos tempos de celeridade. Tudo tem que ser rapidinho. Quanto mais rápido melhor! Houve um tempo, e as pessoas da minha geração viveram isso, em que a coisa que a gente mais sabia fazer era esperar, mesmo a contragosto! As coisas corriam mais lentamente. Não tínhamos os avanços tecnológicos que temos hoje. A geração de hoje não sabe esperar, porque não aprendeu a esperar. Ter que passar por processos já é motivo para perder a paciência ou mesmo desistir. Quando oramos, pode ser que o Senhor envie a resposta imediatamente, depressa. Mas pode ser também que tenhamos que esperar por muito tempo, passando por longos processos, até vir a resposta. Oramos por muito tempo em favor de alguém que está fazendo um tratamento de câncer, por exemplo. Oramos e cremos na cura. Mas pode acontecer de não vir a cura. Deus, em Sua Vontade Soberana, sabe o que é melhor para cada um de nós em cada circunstância! Por isso, temos que submeter a nossa vontade à vontade perfeita de Deus, mesmo quando não entendemos o porquê de certos acontecimentos. 
O Senhor tem prazer em atender a seus filhos. Deus quer dar boas coisas aos seus filhos. Jesus nos ensinou e incentivou a orar sempre, sem desanimar. Ele é o nosso maior exemplo de oração. Jesus tinha uma vida de oração. Precisava estar sempre em comunhão com o Pai. Quando começamos o dia em oração, no secreto com o Pai, as coisas fluem melhor. Reservemos tempo para estar com o Pai! São momentos preciosos na presença do Único que pode nos ouvir, consolar, levantar, ajudar, direcionar. Todavia, Ele não se agrada de filhos mimados, que não aprenderam a esperar; por isso, fazem birra quando Ele não lhes dá o que querem. Temos que ser filhos maduros, que mantêm a fé firme, mesmo quando Deus não nos responde conforme pedimos. É fato que oramos quase sempre para pedir, como se a oração tivesse apenas essa função. E queremos logo a resposta. Se achamos que Deus está demorando com a resposta, ficamos desanimados e pensamos que Ele não está se importando conosco! Precisamos compreender, a despeito de todo o nosso imediatismo, que Deus tem o tempo perfeito para todas as coisas. Enquanto esperamos, Deus está trabalhando em nós, desenvolvendo a paciência, a fé, a humildade, a perseverança; também, está trabalhando nas circunstâncias a fim de que, no devido tempo, tudo esteja alinhado. Está passando por um processo de espera? Continue orando e confiando no trabalhar do Pai. 
O profeta Daniel estava orando, pedindo sabedoria a Deus. Mas houve uma resistência, uma batalha espiritual, para que a resposta chegasse a ele. Um anjo é enviado por Deus para falar com ele. Embora a oração de Daniel tivesse sido ouvida desde o primeiro dia, uma batalha espiritual estava ocorrendo no mundo invisível, impedindo que a resposta fosse entregue. - "Não fique com medo, Daniel, pois Deus ouviu a sua oração desde a primeira vez que você se humilhou na presença Dele a fim de ganhar sabedoria. Eu vim em resposta à sua oração". (Daniel 10:12) Havia impedimentos no caminho; porém, todas as barreiras foram quebradas. Isso representou um teste de fé e perseverança para Daniel. Ele teve que esperar por 21 dias. O inimigo de nossas almas pode colocar obstáculos para retardar a resposta das orações, a fim de nos desanimar. A luta é grande, mas Deus é maior. Quando oramos com perseverança, somos fortalecidos para a luta. Esperar em oração, passar pelos processos, é um desafio para todos nós. Mas será mais fácil, se esperarmos com fé e paciência no Senhor. "Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor, Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos. Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus". (Salmo 40:1-3)