domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Orar para agradecer

01 junho 2025 - 05h00

A oração de louvor e gratidão faz milagres em nosso interior. Está passando por uma grande luta? Comece a louvar a Deus pelo que Ele é, entrando na presença Dele com ações de graças! Grande parte de nossas orações se destina a pedir. Não é errado pedir. Jesus ensinou que podemos pedir o que precisamos para o nosso Pai. Mas é sinal de maturidade espiritual orar para agradecer! Se existe uma forma ideal para se viver, esta seria tendo um coração agradecido. Muita dor pode ser aliviada através da gratidão. Podemos exercitar e praticar a gratidão. E, assim, vamos aprendendo! Que tal começar o dia agradecendo a Deus pela vida?! Nesse momento há muitas pessoas que gostariam de ter apenas uma chance de viver! Ore, agradecendo a Deus não apenas pelo extraordinário, mas também pelas coisas ordinárias da vida! Agradeça por sua família, mesmo não sendo perfeita, por seu trabalho, mesmo que não seja o trabalho ideal, por ter uma casa onde se abrigar, por poder tomar um banho, poder se alimentar, por ter uma cama para dormir e descansar. Gosto de agradecer a Deus todos os dias pelo amanhecer e pelo canto dos pássaros na janela. Mais um dia de vida para agradecer! Mais uma oportunidade para ser e fazer melhor!
Muitas vezes as nossas orações se transformam em um "muro de lamentações". Deus não se agrada de lamúrias. Não é fácil orar agradecendo, quando as coisas não correm bem! Apenas pela fé conseguimos fazer isso. No deserto, rumo à Terra Prometida, o povo hebreu deixou-se vencer pelo cansaço e pela amargura. Um espírito de reclamação tomou o coração deles. E as palavras liberadas não foram boas. As palavras proferidas revelavam loucura: - "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto! Por que o Senhor está nos trazendo para essa terra? Só para nos deixar cair à espada? Não seria melhor voltar para o Egito? Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito!" (Números 14:1-4) E, como se não bastasse isso, ameaçaram apedrejar os líderes. O juízo de Deus veio sobre eles. Daquela geração apenas Josué e Calebe, que não murmuraram nem se rebelaram contra Deus, entraram na Terra Prometida. Tomemos muito cuidado com o que falamos e fazemos na hora do aperto! É nessa hora que revelamos quem de fato somos e onde está o nosso coração. 
Jesus sempre começava as suas orações dando graças a Deus, o seu Pai. Jesus orou agradecendo ao Pai antes da multiplicação dos cinco pães e os dois peixes, conforme Lucas 9:16; Jesus orou agradecendo antes de ressuscitar Lázaro (João 11:41-42); Jesus orou agradecendo na última ceia, antes de repartir o pão e o vinho, mesmo já sabendo o que lhe estava reservado. (Mateus 26:26-27) Em todas as ocasiões, Jesus mostrou um coração verdadeiramente agradecido ao Pai. Quando Cristo habita de fato em nossos corações, somos agradecidos. Jesus, em sua vida terrena, passou por problemas como todos nós - teve conflitos com familiares, com religiosos e autoridades, foi incompreendido, mal interpretado, estigmatizado, sofreu preconceito, foi rejeitado, traído, sentiu-se abandonado, foi morto de forma cruel. Mas em seus lábios sempre havia uma oração de gratidão a Deus. Quando agradecemos, o dia corre diferente! Os problemas podem vir, mas a nossa disposição para enfrentá-los é diferente. O apóstolo Paulo deixou muitos ensinamentos sobre a oração de ação de graças. Ele agradecia a Deus sempre que pensava nos filipenses, em razão do envolvimento deles na obra de evangelização. (Filipenses 1:3-5) Em I Tessalonicenses 5:18, Paulo ressalta: - "E sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus". Será que conseguiríamos orar por alguns minutos só agradecendo a Deus?!