Não é fácil tomar boas decisões. A verdade é que todos os dias estamos decidindo algo. Muitas vezes demoramos para tomar uma decisão, e a oportunidade passa. Outras vezes tomamos decisões rapidamente, mas nos arrependemos das consequências dessas decisões precipitadas. Precisamos orar, pedindo direção e sabedoria a Deus para decidirmos. O fato de decidirmos sob a direção de Deus, todavia, não implica estarmos livres de problemas em nossa trajetória. Na história de Noemi, contada no livro de Rute, por exemplo, a decisão de Elimeleque em se mudar para Moabe, a fim de fugir da fome em Belém, trouxe muitos infortúnios para a família. Ali Noemi perdeu o marido e os filhos. Não sabemos se Elimeleque, responsável pela família, orou para tomar a decisão de mudar de cidade. Provavelmente, ele tenha-se movido pela necessidade. Já Rute, nora de Noemi, após a perda do marido, do sogro e do cunhado, tomou uma decisão que definiu o futuro dela, mesmo sem ter nenhuma segurança quanto ao que viria pela frente. Ela poderia permanecer em Moabe e refazer a vida, mas decidiu voltar com a sogra para Belém (a casa do pão). Não sabemos se Rute orou. Mas ela tomou várias decisões expressas nessas palavras: -"Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada". Essa aliança de amizade trouxe bênçãos para essas duas mulheres. (Rute 1:16-17)
O rei Davi enfrentou uma situação desesperadora em Ziclague, narrada em I Samuel 30:1-6, em que teve que tomar uma decisão sob enorme pressão. Chegando da batalha, ele e os seus guerreiros viram que os amalequitas haviam invadido e queimado a cidade de Ziclague. Levaram as mulheres e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes. Mas a ninguém mataram. Diante do quadro devastador, Davi e o povo que se achava com ele alçaram a voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar. Davi muito se angustiou, porque falavam de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas. O que fez Davi? "Ele se fortaleceu no Senhor, seu Deus". Imaginemos por um momento essa situação de total desespero. Davi e o povo choraram até não aguentarem mais chorar. E o pior - depois do choro, todos falavam em matar o rei. Davi ficou esperando a morte? Não! Fortaleceu-se no Senhor e começou a agir. Uma decisão precisava ser tomada. Como guerreiro e rei, Davi já havia tomado muitas decisões. Mas ele teve a humildade de consultar o Senhor para decidir. "Então, consultou Davi ao Senhor, dizendo: Perseguirei eu a essa tropa? Alcançá-la-ei? E obteve a resposta: - Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás. Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas". (I Samuel 30:7-19)
Antes de escolher os doze apóstolos, o que significava tomar uma importante decisão, Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. (Lucas 6:12) Na última quinta-feira, antes de ser crucificado, tomou a grande decisão de se entregar pelos pecados dos homens durante a oração, banhada em lágrimas de sangue. A oração dele começou suave, mas foi-se intensificando à medida que o peso da responsabilidade aumentava, até se transformar em total angústia. Ele pediu a Deus que, caso fosse possível, o livrasse de tanto sofrimento, mas que fosse feita a vontade de Deus, não a sua. Se Jesus precisou orar tão intensamente para tomar uma decisão para a qual Ele já estava se preparando, o que diremos de nós?! Isso nos leva a uma profunda reflexão: quando as coisas vão mal, você se aproxima de Deus em oração ou se afasta de Deus? Os apóstolos, seguindo o exemplo de Jesus, quando tiveram que escolher aquele que comporia o grupo dos 12, substituindo Judas Iscariotes, também oraram ao Senhor: - "Senhor, Tu conheces o coração de todos. Mostra agora qual dos dois escolheste para trabalhar conosco como apóstolo, pois Judas abandonou este trabalho e foi para o lugar que ele merecia!" (Atos 1:24-26) O escolhido foi Matias, que se juntou ao grupo. Você precisa tomar uma decisão, mas não sabe o que fazer? Ore, pedindo a Deus discernimento, sabedoria e direção!




