domingo 22 de fevereiro de 2026Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/02/2026
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Oremos por nossa família

22 fevereiro 2026 - 05h00

Que bênção é ter uma família! Família deveria ser o nosso lugar de pertencimento. Mas nem sempre é assim! Dependendo da família, a nossa história pode-se desenvolver de uma forma dolorosa, causando muitos transtornos emocionais. Deus criou a família. Quando chamou Abraão, Deus fez a promessa de que através dele todas as famílias da terra seriam abençoadas. (Gênesis 12:3) Deus planejou que as famílias vivam em paz e prosperidade. Todavia, temos que fazer a nossa parte para construirmos histórias familiares bonitas. A atmosfera da vida familiar deveria ser de amor, respeito, apoio mútuo, perdão e união. A Bíblia traz histórias de famílias que superaram perdas, traições, doenças, escassez, fome, guerras, injustiças, tragédias. Essas histórias estão na Bíblia para que aprendamos com elas. Os maridos devem orar pelas esposas; as esposas devem orar pelos maridos. Não existe conflito que o Senhor não possa resolver. Os pais devem orar continuamente pelos filhos. É importante não apenas orar pelos filhos, mas também orar com os filhos. Orando uns pelos outros somos curados. Há uma força poderosa na família que se junta para orar, para cultuar. 
O Salmo 127:1 diz - "Se o Senhor não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando". Isso significa que o trabalho que fazemos tem que contar com a direção e ajuda de Deus. Muita gente, não acreditando nisso, vai fazendo as coisas do seu próprio jeito. Deus abençoa a nossa família, o nosso trabalho, os nossos relacionamentos, quando permitimos que Ele faça isso. Em se tratando da família, por exemplo, Deus só considerou a sua obra criadora completa, quando estabeleceu a primeira família na terra. O Deus Eterno que abençoou Abraão, Isaque, Jacó, abençoa também as nossas famílias. Cada membro da família é importante, único, objeto de Seu amor, de Sua graça e misericórdia. As famílias não são perfeitas. Muitas são tão difíceis que são chamadas de disfuncionais. O que foi criado para ser bênção pode não cumprir o seu papel. Todavia, se pedirmos a ajuda do Senhor, podemos confiar que Ele vai colocar cada coisa, cada situação, em seu devido lugar. 
A história de José, que foi invejado, traído, vendido aos mercadores por seus irmãos, os quais também enganaram o pai idoso, Jacó, representa um bom exemplo de como uma família pode ser disfuncional. (Gênesis 37) Mas também pode alcançar a superação através do perdão. Muitos anos depois da tragédia ocorrida com José, ele e os irmãos se reencontraram em uma nova condição. José, na condição de segunda maior autoridade do Egito, naquele momento, decidiu perdoar os seus irmãos e ajudar toda a família problemática. Na Bíblia também temos a história da família do rei Davi, carregada de tragédias. Davi foi um bom guerreiro e rei, mas foi um pai um tanto ausente e permissivo em muitos momentos. Mesmo nas melhores condições, as famílias sempre enfrentam problemas. Assim é a vida em família - cheia de desafios! Pode ser que na vida familiar tenhamos passado por vivências difíceis, que nos causaram dor e sofrimento. Mas com a ajuda do Senhor, orando pelos nossos familiares, podemos passar por um processo de cura, que envolve o reconhecimento dos erros cometidos, a liberação de perdão, a disposição de seguir no relacionamento familiar de uma forma mais saudável e produtiva. A família é uma riqueza que Deus nos dá. Quando todos nos abandonam, é a família que geralmente fica. Como na parábola do filho pródigo, aquele filho sabia que tinha para onde voltar, mesmo que viesse a sofrer as consequências de seus atos. (Lucas 15:11-32) Queremos voltar para a nossa família. Desejamos viver em família! Na minha juventude, na época da faculdade, morei em outro estado, trabalhando e estudando. Quando havia um feriado prolongado ou nas férias, não perdia a oportunidade para estar novamente com a minha "imperfeita" família. No ônibus, já ficava imaginando o abraço dos meus pais, o almoço que a minha mãe certamente tinha preparado para me receber, o reencontro com os meus irmãos, o cheiro característico da casa que só a gente conhece! Nós podemos melhorar em família, se nos esforçarmos. Podemos, principalmente, orar para que o Senhor nos abençoe e nos ajude a construir uma nova história em família!