terça-feira 29 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Editorial

Eleições 2022

21 setembro 2022 - 05h00 Por Gabriely Machado
Eleições 2022

As eleições de 2022 se aproximam. No primeiro domingo de outubro, ou seja, no outro fim de semana, a população vai às urnas para eleger ou reeleger deputados estaduais, federais ou distrital; senadores; governadores e presidente da República.
A corrida já começou em agosto e segue até um dia antes da eleição, ou seja, 1º de outubro.

O DS vem, por meio deste editorial, afirmar a importância do voto. O voto foi arduamente conquistado pela população brasileira. O voto é exercício da cidadania.

Significa que cada um pode escolher quem mais lhe representa e assim depositar seu voto, sua confiança naquela pessoa.

Segundo a agência Senado um total de 28.274 candidatos concorrem nas eleições gerais deste ano. No próximo dia 2 de outubro, um eleitorado de 156.454.011 brasileiros está apto a eleger o presidente da República, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.

Para o Senado, o TSE registra 234 candidaturas, ou 8,7 candidatos por cadeira em disputa (este ano, um terço dos 81 assentos). A "relação candidato/vaga" é maior para a Câmara Legislativa do Distrito Federal: são 591 candidatos para os 24 lugares disponíveis, ou 24,63 por assento.

O total de candidatos acima inclui os postulantes a vice-presidente, vice-governador e suplentes de senador, que são eleitos juntamente com os cabeças de chapa. Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e estão sujeitos a atualização durante a campanha, à medida que os registros das candidaturas são analisados.

Este ano ocorreu uma ligeira queda no número total de candidatos, de 2,8%, de 29.085 para 28.274.

Claro que quando as eleições chegam, sempre se tem mais destaque os candidatos ao Executivo, no caso deste ano os governadores e presidente da República.

O DS vem, também por meio deste editorial, orientar o leitor a também conhecer os candidatos.

Além de ir até a escola mais próxima e exercer sua cidadania, conhecer bem seus candidatos é fundamental.

Primeiro o eleitor vai votar para deputado federal, que tem 4 dígitos, representando o número do candidato; em seguida deputado estadual, com 5 dígitos; senador, onde o eleitor deve teclar 3 dígitos; governador, 2 dígitos e presidente da República, também 2 dígitos.

Não erre e não deixe de votar. A cidadania conquistada deve sempre ser exercida. Em todos os turnos.

As seções eleitorais serão abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília, desde que não haja eleitores(as) na fila. O horário de votação será unificado em todo o país nas Eleições 2022. 

Será assegurado atendimento prioritário às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, enfermas, obesas, gestantes, lactantes, com criança de colo, com deficiência ou mobilidade reduzida bem como quem as acompanha; candidatos(as); juízes(as) eleitorais e seus(suas) auxiliares; servidores(as) da Justiça Eleitoral; promotores(as) eleitorais; e policiais militares em serviço.