domingo 25 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Alerta de chuvas

28 dezembro 2022 - 05h00

Com o fina do ano, a preocupação com as chuvas aumenta e as autoridades municipais e estaduais redobram a atenção na tentativa de evitar transtornos e catástrofes.
Nesta semana, a Defesa Civil de São Paulo apontou que chuvas intensas, acompanhadas de raios, granizos e fortes rajadas de vento, devem atingir todo o Estado nesta semana. 
Segundo o órgão, o alerta de temporal permanece até sexta-feira (30).
A chuva deve ser intensa principalmente nas regiões de Campinas e Sorocaba, onde o acumulado esperado é de 155 mm.
Já na capital paulista e região metropolitana de São Paulo, além das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e São José dos Campos são esperados acumulados de 120 mm.
As cidades da região mantêm a Operação Verão na tentativa de evitar transtornos e garantir a segurança à população com ações para evitar maiores problemas.
No Estado de São Paulo, apenas com exemplo, nas regiões de Presidente Prudente e Marília, o acumulado de chuva deve atingir 100 mm. 
Também são esperadas chuvas intensas em Franca, Ribeirão Preto e Barretos (125 mm); na Baixada Santista (130mm); em Itapeva e Registro (135mm); em Araraquara e Bauru (140 mm); no Vale do Paraíba (145 mm); e na Serra da Mantiqueira (150 mm).
A Defesa Civil alerta que, com a chuva forte e intensa, existe risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes. 
A recomendação do órgão é para que a população fique atenta a qualquer sinal de perigo e não atravesse ou adentre em áreas inundadas, nem enfrente enxurradas já que a força da água pode arrastar uma pessoa ou um veículo.
As pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas.
Diante desses sinais, a população deve sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.
Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois das chuvas ou após qualquer tipo de desastre, a Defesa Civil mantém o aplicativo Alerta SP, disponível para download nos sistemas Android e IOS.
Alertas de risco são enviados pelo SMS 40199. Para isso, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.
É preciso tomar medidas importantes e seguras para que se evitem tragédias.