sexta 26 de julho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/07/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Encerramento do Novembro Azul

02 dezembro 2022 - 05h00Por editoracao

Nesta semana, a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Governo, encerrou a campanha “Novembro Azul” com um evento orientativo no Cineteatro Wilma Bentivegna. A atividade contou com palestras de especialistas e reuniu cerca de 70 pessoas, sendo organizada em parceria com a 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão da Mulher Advogada. 
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Em Suzano, o evento de encerramento evidenciou a campanha de prevenção ao câncer de próstata. Com o slogan “Dê um Xeque-Mate no Preconceito”, a ação também reforçou o combate à implicância, sobretudo do público masculino, em relação à adesão aos exames preventivos.
É importante entender que o diagnóstico precoce, por meio dos exames, é fundamental para salvar vidas. 
Em Suzano, durante evento de encerramento, os participantes puderam conferir a palestra orientativa do médico urologista Vito Pascoal Zuppo e da psicóloga Tamiris de Souza Almeida, que presta atendimento junto à Sala Rosa, na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), sendo operado pela Comissão da Mulher Advogada da OAB de Suzano. De acordo com a presidente da comissão, a advogada Maria Margarida Mesquita, a realização do evento em parceria é um grande feito para a sociedade. 
É, sem dúvida, importante trabalhar para levar mais informação ao público, para que assim possamos orientar quem mais amamos, garantindo conhecimento e acesso aos exames preventivos. 
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.
Ainda sobre as comemorações da semana, nos idos de 29 e 30 de novembro do ano de 2016, a no âmbito das Forças Armadas, a Unidade Militar Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), sediada na cidade de Niterói, RJ, realizou um ciclo de palestras relativas a 1ª Semana do Homem em que exaltava o tema do Novembro Azul, posto que é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, sejam elas públicas ou privadas, com o fito de conscientização a respeito de doenças masculinas, com vistas a diminuição do preconceito masculino e com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce.