sexta 21 de junho de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/06/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Evento da Unesco em Cuba

24 janeiro 2023 - 05h00

Prefeitos das cidades da região estão em Cuba para evento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O DS traz reportagem com informações sobre a viagem dos gestores e os principais avanços e objetivos.
A participação é pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). 
O evento é o IX Encontro Internacional, Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, evento apoiado pela Unesco Mill Aliance - que tem como tema: Transformando Espaços Urbanos em Cidades Mil da Unesco e Agenda 2030.
O evento, que acontece nos dias 24 e 25 de janeiro em Cuba, tem o objetivo de promover um espaço de articulação e troca de experiências entre os participantes nas áreas de Educação, Criatividade, Inovação, Comunicação, Saúde, Mobilidade Urbana, Marketing e Inteligência Artificial, além do contexto das cidades no pós-pandemia.
Na ocasião o consórcio será representado pelo presidente e prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, e os prefeitos Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Guti (Guarulhos), Vanderlon Gomes (Salesópolis) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano), que apresentarão iniciativas bem sucedidas do consórcio, além de projetos municipais de destaque.
Há projetos do Condemat que estão alinhados com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) serão destacados no encontro que reunirá políticos, gestores públicos, pesquisadores, acadêmicos, líderes empresariais e especialistas.
De acordo com o Condemat, a programação conta ainda com painéis de representantes da Unesco na África, França, Jamaica e Rússia; prefeitos de cidades da Jamaica e Moçambique e representantes de universidades da Europa.
A participação dos prefeitos mostra que o Condemat alcançou uma representatividade importante devido ao êxito de algumas iniciativas consorciadas, sobretudo no que diz respeito à sustentabilidade, área onde temos reconhecimento e premiações nacionais e estaduais. 
Segundo a entidade, este trabalho motivou o convite da Unesco para participação neste evento que, além de trazer mais visibilidade para o consórcio, irá agregar em conhecimento e experiência.
Outra iniciativa a ser destacada no evento é o Caderno de Negócios, publicação lançada no ano passado para atrair investimentos para a região e alavancar a retomada econômica pós-pandemia. As iniciativas pioneiras na área da Saúde, como o atendimento na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e as Residências Terapêuticas também serão apresentadas.
Já para os painéis específicos dos municípios, Ferraz de Vasconcelos aborda a criação da primeira Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas do Brasil.