domingo 19 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Fiscalização x Black Friday

12 novembro 2022 - 05h00

Black Friday é um evento que promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas do Brasil e do mundo. É uma tradição iniciada nos Estados Unidos, que marca o início do período de compras de fim de ano.
A Black Friday ocorre sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro e em 2022, será realizada no dia 26 de novembro. A data é definida a partir do feriado de Ação de Graças (Thanksgiving, em inglês).
Realmente uma febre no País desde 2010, para renovar os estoques para o Natal. 
O dia é uma tradição nos Estados Unidos, no qual se realiza grandes promoções na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças. Como no Brasil não se comemora a data, o comércio encontrou um grande impulsionador para o sucesso da data: o pagamento do 13º salário. 
Mas, para evitar enrascadas, é importante controlar a ansiedade frente às "megaliquidações" e preços aparentemente baixos e tomar alguns cuidados antes de sair comprando por aí.
Nesta semana, o DS trouxe reportagem mostrando que o Procon de Suzano realizou na quarta-feira passada (09/11) a última fiscalização de preços antes da realização da Black Friday, programada para ocorrer no próximo dia 25. Os fiscais do órgão municipal, liderados pela diretora da entidade, Daniela Itice, percorreram as lojas do Centro da cidade para verificar se há alteração dos preços de produtos nos dias que antecedem o evento. Um dia antes uma ação semelhante ocorreu no Suzano Shopping. Esta foi a terceira averiguação feita pelo Procon, que teve início em setembro, continuou em outubro e foi finalizada neste mês.
Uma ação importante para que se evitem abusos em relação aos preços. 
Os produtos que tiveram os preços avaliados pelo órgão municipal foram selecionados previamente para que uma possível evolução do preço fosse acompanhada. O objetivo da iniciativa é justamente verificar se houve aumento dos produtos de forma artificial, sem uma justificativa concreta, para que, no dia da Black Friday, o objeto averiguado volte ao preço inicial visto em setembro para iludir o consumidor a uma suposta promoção.
Os preços podem até parecer tentadores, mas é importante se planejar para não complicar o orçamento com a Black Friday. Logo depois da data, chega a hora de pagar o IPTU, o IPVA, a matrícula escolar, o plano de saúde. E dessas contas não dá pra se livrar.
Para não gastar mais do que pode, a dica é fazer uma lista de produtos que precisa e que gostaria de comprar. Além disso, tente estabelecer um limite de gastos. Assim, saberá exatamente quanto da sua renda estará comprometida.