sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Lance Livre 09-03-2019

08 março 2019 - 23h59
Marcha de  
Prefeitos
A Confederação Nacional de Municípios (CNM), com apoio das 27 entidades estaduais, convida prefeitos, secretários, vereadores e profissionais ligados à administração municipal - para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. 
 
Participação  
pequena
Segundo a Coluna Lance Livre apurou ontem, no entanto, a participação do Alto Tietê deve ser pequena. 
 
8 a 11 de abril
Neste ano, o evento ocorre de 8 a 11 de abril no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
 
Associações
Representantes das Associações e Federações estaduais do País compõem o Conselho Político da CNM. As informação são do site da Confederação de Municípios.
 
Sete mil
As edições anteriores do maior evento em número de autoridades políticas da América Latina e do Caribe contaram com mais de sete mil pessoas, sendo quase dois mil prefeitos. 
 
Cota
A cota de 30% para mulheres nas eleições proporcionais deverá ser cumprida por cada partido em 2020, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
 
Fim das coligações
Com o fim das coligações, no ato do pedido de registro de candidaturas, cada legenda terá de indicar as filiadas que concorrerão no pleito.
 
Emenda
A Emenda Constitucional (EC) nº 97/2017 vedou, a partir de 2020, a celebração de coligações nas eleições proporcionais para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais. 
 
Principais reflexos
Um dos principais reflexos da mudança se dará no ato do pedido de registro de candidaturas à Justiça Eleitoral, especialmente porque, com o fim das coligações, cada partido deverá, individualmente, indicar o mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito.