sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Mais creches, mais escolas

13 maio 2017 - 08h00

O programa Creche Escola objetiva auxiliar os municípios a aumentar o número de vagas na Educação Infantil, por meio de convênios firmados com as prefeituras das cidades paulistas. Na iniciativa, a Educação fica responsável por repassar os valores financeiros e acompanhar o andamento das construções. Já as prefeituras devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. Fruto de uma parceria entre as secretarias da Educação e de Desenvolvimento Social, o programa amplia o atendimento, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. As unidades do Creche Escola contam com berçários, fraldários, lactários, refeitórios e toda a infraestrutura necessária para atender crianças entre zero e 6 anos. Suzano deu um passo importante esta semana ao praticamente concretizar a vinda de uma creche escola. Um dos grandes desafios, desde o início deste ano, conforme declarações do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) é de combater o déficit de vagas. A unidade será construída no Jardim Nova América e terá um investimento estimado de R$ 1,7 milhão. Especialistas garantem que a creche é um continente, um universo que promove uma construção da rede de cuidados sobre toda a família. Tem a função de educar, conduzir ao exterior, otimizar a criança para que ela possa desenvolver seu próprio ponto de vista. Tem que permitir a narrativa corporal, a subjetivação da criança, que é o seu desenvolvimento cognitivo, por via corporal e da fala. Suzano tem se esforçado para tentar reduzir o déficit de vagas. Nos primeiros meses, o governo tinha a meta de abrir 500 novas vagas. Segundo o Executivo, o número foi dobrado, com a oferta de 1,3 mil novas oportunidades. A conquista de mais uma unidade representa mais cidadania para as famílias e qualidade na Educação. Não há informações sobre o papel das creches no Índice de Desenvolvimento Humano- de uma criança (IDH). Entretanto, os educadores das escolas infantis afirmam que as crianças vindas de creches têm mais autonomia, são mais sociáveis e desenvolvem o aprendizado mais rápido. Por outro lado, as crianças que não frequentaram creches têm dificuldade para se adaptar ao ambiente escolar e são mais lentas no aprendizado.