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Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
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Editorial

O potencial turístico dos municípios

15 abril 2017 - 08h00

Planejamento e sustentabilidade foram palavras-chave no segundo dia do 3º Congresso Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. O evento, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), reuniu mais de 300 participantes que acompanharam os debates da palestra “Competitividade do Turismo nas Cidades Históricas e Patrimônio Mundial” . O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, destacou a necessidade de o Brasil se planejar, considerando aspectos sociais e também econômicos. Melhorar o potencial turístico é um dos grandes desafios. Tanto é que Suzano e outras cidades da região lutam para conseguir o título de “cidade turística”. Não há dúvida que muitas cidades da região e do País têm potencial turístico. Mas é preciso avançar. Especialistas têm dito que é preciso que a relação entre público e privado seja transparente, tenha regras claras e possa, assim, gerar confiança. Lummertz também apontou os avanços que o Brasil vem fazendo, mas questionou a efetividade dos gastos públicos ressaltou que o sistema brasileiro não é produtivo. É de suma importância, que os municípios ingressem no processo de valorização do turismo, especialmente para ajudar a melhorar as ofertas no Brasil. Nesse casos, os prefeitos das cidades têm a tarefa de gerenciar os Municípios e conhecer o patrimônio que possuem em suas cidades. Levantamento recente apontou que 60% dos brasileiros acredita que o País aproveita pouco ou nada seu potencial turístico. Então é preciso aproveitar o potencial turístico e suas características. Só para se ter uma idéia, o Brasil é um país com enorme potencial turístico em razão da diversidade cultural e, principalmente, das belezas naturais do imenso território, mas esse potencial ainda não é explorando em sua totalidade. O Brasil ocupa, na atividade turística, apenas 1% do fluxo mundial, no entanto, isso tem mudado. Entre os anos de 1995 a 2000, houve um aumento significativo no número de turistas que vieram ao Brasil, mudando o ranking de 43o para 29o, sem contar o turismo interno que gera um fluxo aproximado de 26,6 milhões anualmente. O turismo tem um altíssimo potencial econômico, social, cultural e ambiental, esses itens são elementos extremamente ligados ao turismo, pois estabelecem reciprocidade entre os elementos.