quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Obras na SP-66

18 maio 2019 - 23h59
Existe necessidade de obras na Avenida Major Pinheiro Fróes, trecho conhecido como a Rodovia SP-66.
Os serviços realizados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) causam, entretanto, transtornos para motoristas e moradores das imediações.
Na reportagem, publicada pelo DS na semana passada, a informação é de que as próximas obras de “poços” da Sabesp na avenida devem ser concluídas até dezembro. Um alívio para quem passa todos os dias pelo local. O trânsito, principalmente, nos horários de pico - no final da tarde - é moroso.
Os serviços são para implantação do interceptor de esgotos denominado de ITI16. Trata-se de um empreendimento importante para a região porque transportará esgotos dos bairros para tratamento na Estação de Tratamento de Esgotos de Suzano.
Ou seja, há sim necessidade de uma obra de tamanha importância. Infelizmente causa, é verdade, transtornos para a população da cidade. Só para lembrar, o empreendimento teve suas obras paralisadas devido à necessidade de rescisão judicial. A retomada foi em setembro de 2018 e, durante a execução, a Sabesp já vem liberando o trânsito nos trechos dos poços que tiverem os serviços finalizados, com recomposição asfáltica. Já o término total da obra está previsto para o primeiro semestre de 2021. 
A obra orçada no valor de R$50.872.071,07, tem término previsto - fechamento dos outros três poços - para dezembro deste ano. Contudo, a totalidade está prevista para ser finalizada no primeiro semestre de 2021. Todas as datas foram combinadas com a Prefeitura de Suzano.
A empresa estadual realizou o fechamento do primeiro dos quatro poços localizados na Avenida. O trecho foi liberado e os veículos estão circulando normalmente.
Na semana passada, o DS foi até o local e os funcionários da Sabesp estavam em atividade para o fechamento do segundo poço. A expectativa é que dure, em média, quatro meses para a finalização.
Ouviu muitas reclamações. É importante que as obras de saneamento básico sejam realizadas com o menor transtorno possível. Garantir melhor qualidade de água e implementação de rede de esgoto é, sem dúvida, um trabalho que tem de ser responsabilidade da Sabesp, uma empresa altamente rentável que precisa investir o volume de impostos que recebe.
A garantia de resolver um problema crônico da falta de tratamento de esgoto é muito importante. Mas é importante também que seja com o menor transtorno possível.