quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Plano de Drenagem

29 junho 2019 - 23h59
Especialistas fazem alerta: a importância de um serviço adequado de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas torna-se mais clara para a população das grandes cidades na medida em que se acumulam os efeitos negativos das chuvas, tais como alagamentos, inundações, deslizamentos e perda de rios e lagos.
A preocupação tem de passar por todas as esferas: municipais, estaduais e federal.
Não se deve esquecer que grande parte dos efeitos prejudiciais das chuvas deve-se à ação do homem. A ocupação desordenada de áreas urbanas e a conseqüente cobertura de grandes áreas, tornando-as impermeáveis, ocasionam redução de infiltração das chuvas no solo.
A lavagem de superfícies urbanizadas acarreta aumento de carga de poluentes em rios e lagos, além de facilitar a veiculação de doenças como leptospirose e dengue, entre outras.
A cobertura do solo também provoca erosão, reduzindo sua qualidade, tornando-os mais pobres e até mesmo impróprios para a agricultura.
Muitas cidades do País discutem o assunto, por ser de grande importância para a estrutura urbana.
Na semana passada, por exemplo, a Prefeitura de Suzano promoveu uma audiência pública para apresentar os resultados da etapa inicial de elaboração do Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais (PMDMAP). 
O trabalho foi iniciado no segundo semestre de 2018, com o levantamento de dados e de áreas de risco no município. 
O contrato, no valor de R$ 3 milhões, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), prevê pesquisas em registros históricos de ocorrências nos últimos oito anos e renovação de todo o mapa do município em escala urbana e geral, que já se encontra à disposição da população no Sistema de Informações Metropolitanas, o SIM (https://suzano.emplasa.sp.gov.br/). 
Além da apresentação dos materiais colhidos com fotografias aéreas, visitas a locais de risco e medições de rios e galerias pluviais, foi anunciada a próxima etapa da elaboração do plano municipal, que consiste em visita e entrevista dos moradores de áreas de interesse até o dia 31 de julho. 
O cronograma do plano municipal prevê sua conclusão em novembro, quando será apresentado à Câmara de Suzano. Sua aprovação permitirá que o município pleiteie o financiamento junto a órgãos estaduais e federais para gerenciamento das águas de chuva e para obras contra enchentes e alagamentos.
O processo da elaboração de projeto de drenagem consiste em criar redes para escoar as águas da chuva em um terreno. Daí a sua importância.