sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Reforma das delegacias

23 maio 2019 - 23h59
O DS trouxe na edição de ontem reportagem mostrando que o Estado vai tomar providências no sentido de melhorar as condições das delegacias de polícia da região.
O relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TRE-SP), que apontou irregularidades nas infraestruturas de sete delegacias do Alto Tietê - destacando quatro que estão em situação precária.
É importante garantir melhor condição de trabalho para os funcionários e ainda de atendimento para o público que procura os Distritos Policiais.
A reportagem do DS, da edição de ontem, mostrou que o governo estadual iniciou o programa para reformar e modernizar as delegacias paulistas. 
Com isso, além das quatro delegacias defasadas da região, que pertencem as cidades de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Salesópolis e Suzano, mais outras 200 do Estado, que foram fiscalizadas pelo TCE, provavelmente passarão por obras de reformas.
Conforme divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, estudos e vistorias já estão sendo feitos para que as obras se iniciem. 
Técnicos do Departamento de Administração e Planejamento da instituição estão atualizando os projetos já existentes e realizando vistorias técnicas nos distritos policiais para apontar as melhorias necessárias. 
No último domingo, o DS divulgou o resultado do levantamento do TCE feito na região após ter acesso ao documento. 
Ao todo, sete delegacias de sete cidades (Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesopólis e Suzano) foram vistorias pelos fiscais do Tribunal. 
Além das delegacias apontadas como precárias (sendo que uma não apresenta riscos à segurança), mais duas delegacias foram adicionadas a lista das unidades policias que apresentam riscos à segurança dos funcionários e população. 
A unidade de Suzano, por exemplo, tem inúmeros fios elétricos expostos na área externa da unidade que podem causar incêndios e choques. 
O levantamento ainda apontou que todas as delegacias visitadas na região estão com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) fora da validade. 
No Estado, cerca de 83% das delegacias visitadas estão com o aval vencido. 
Outro dado bastante alarmante na região são as condições oferecidas ao público. Nenhuma delegacia apresenta acessibilidade (rampas, corrimões ou elevadores) e vagas de estacionamento destinado aos portadores de deficiência. 
É importante que o Estado consiga colocar em prática a reforma dos prédios.
O atendimento tem sido dificuldado por conta das péssimas condições de funcionamento.