sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Revitalização do Baruel

25 maio 2019 - 23h59
O DS mostrou, na semana passada, a situação das obras de revitalização do bairro do Baruel, que deve se transformar em um complexo turístico.
Os trabalhos seguem, mas no início tiveram dificuldades.
A reportagem mostrou que as obras de revitalização do bairro Baruel estão com término previsto para o segundo semestre deste ano. 
Isso porque tiveram seus serviços paralisados decorrente de um problema de saneamento: falta de implantação de esgoto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, responsável pela elaboração dos projetos de revitalização do local, as obras já se iniciaram e a informação era de que havia rede de coleta de esgoto. Contudo, quando a verificação foi feita, não havia rede de coleta e, sendo assim, o esgoto era dispensado na sarjeta.
Não há dúvida que é muito importante o serviço de revitalização. O bairro tem um monumento histórico e de grande relevância para Suzano. 
Trata-se da igreja do bairro que marca o início do povoamento do município e a chegada dos bandeirantes na região, por volta do Século XVIII, além de estar relacionada aos índios que antigamente a utilizavam como casa de reza. 
Atualmente, a igreja só abre uma vez por ano, durante a tradicional Festa do Baruel (Festa da Nossa Senhora da Piedade e Louvor ao Divino Espírito Santo), que acontece em setembro.
No caso da obra de revitalização, para contornar a situação, a Sabesp foi contatada pela Prefeitura para tentar resolver o problema de esgoto.
As obras de revitalização do Baruel tiveram de ser paralisadas para que a Sabesp realizasse a implantação de uma rede de esgoto no local, o que ocasionou atraso nas obras de revitalização realizadas pela Prefeitura em parcerias com secretarias municipais. O serviço de pavimentação foi suspenso para que a companhia pudesse atuar. 
As obras executadas pela Sabesp contemplaram as casas que estão no Baruel e travessia sob a Rodovia Índio Tibiriçá até a Estação Elevatória.
É importante que os serviços de revitalização sejam concretizados, uma vez que a área em questão, o bairro em si, é de extrema importância para a história de Suzano.