Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 23 de julho de 2019

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/07/2019
PMMC INVERNO
PMMC ORQUIDEAS
PMMC AGASALHO
PMMC FÉRIAS
Centerplex Rei Leão

Saúde Boa Visão

23 ABR 2019 - 23h59
O cuidado com os olhos deve começar cedo, logo nos dois primeiros anos de vida da criança, pois esse é o período em que ocorre cerca de 90% do desenvolvimento da visão, defendem especialistas.
O primeiro exame ocular, conhecido como teste do olhinho, é realizado ainda na maternidade, dias após o nascimento, para observar o reflexo da luz.
No entanto, somente isso não basta. Como nos primeiros anos de vida as crianças não conseguem identificar os problemas de visão por conta própria, o ideal é levar seu filho ao oftalmologista entre o terceiro e o sexto mês de vida para fazer todos os testes necessários.
Geralmente, o exame oftalmológico completo é necessário para diagnosticar precocemente erros refracionais como miopia, astigmatismo, hipermetropia e estrabismos.
Esses testes também permitem identificar patologias causadas por doenças sistêmicas contraídas pela mãe durante, como catarata, glaucoma, má formação e tumor intra oculares.
Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura ou de impedir que esses problemas se agravem no futuro, prejudicando o desenvolvimento da criança.
Nesta semana, Poá iniciou um programa importante para atender as escolas da cidade.
Foi lançado o projeto Saúde Boa Visão, que tem como objetivo detectar e corrigir possíveis problemas de visão em alunos do Ensino Fundamental I, com realização de exames e doação gratuita de óculos. A ação é uma parceria das secretarias de Saúde e Educação.
A expectativa é atender 24 escolas com o projeto e aproximadamente 9 mil estudantes. Serão realizados os exames em crianças com idade entre 6 e 11 anos. Apenas na escola Joviano da Silva, onde foi lançado o projeto piloto, serão 276 alunos e a previsão é de terminar todo o processo nesta unidade, já com a entrega dos óculos, até dia 30 de abril.
A expectativa da Prefeitura de Poá é de que o Projeto Boa Visão busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças, contribuindo para aumentar o rendimento em sala de aula e evitando a evasão escolar. 
Não há dúvida de que um problema de visão pode mudar a carreira escolar dessas crianças. 
A ação, sem dúvida, vem para atender uma necessidade muito grande da escola e de toda a rede, já que traz um impacto efetivo no aprendizado, melhorando o desempenho escolar e possibilitando que as nossas crianças tenham uma maior capacidade de realizar suas atividades diárias.
Os cuidados com a visão são importantes em qualquer idade, mas na infância torna-se fundamental já que a detecção precoce de qualquer doença é fundamental para o bom funcionamento da visão. 
Quanto maior o atraso na determinação de problemas visuais, menores serão as chances de recuperação e correção do problema, além de contribuir para o déficit de aproveitamento escolar e de socialização e estar relacionado a alterações nos estados emocional e psicológico das crianças, garantem especialistas.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias