O prazo para se vacinar contra a gripe termina nesta sexta-feira (7). A imunização ocorre em todos os postos de saúde do Alto Tietê. No Estado, 8 milhões de pessoas foram vacinadas. Elas fazem parte do público alvo. Segundo o governo estadual, o objetivo é vacinar ao menos 10 milhões de pessoas de grupos considerados prioritários.
A pasta de saúde estadual disse que a campanha deste ano tem como foco imunizar bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade. Há também prioridade em idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, profissionais de saúde e professores.
“É importante que as pessoas incluídas em todos os grupos da campanha compareçam aos postos de vacinação. Pedimos uma atenção especial para os pais ou responsáveis para vacinar as crianças, pois esse grupo apresenta a menor cobertura”, alerta Helena Sato, diretora de imunização da secretaria. Entre gestantes e crianças, as coberturas vacinais se encontram em 54,4% e 67,2% de cada grupo, respectivamente.
Com o objetivo de imunizar específicas categorias do serviço público, o Instituto Butantan, ligado à Secretaria da Saúde e responsável pela produção da vacina, disponibilizou 600 mil doses extras. Com essa contribuição, funcionários que tratam diretamente com o cidadão recebem a dose contra a gripe.
Entraram neste grupo extra, policiais civis e militares, bombeiros e profissionais que atuam na Defesa Civil, Correios, Poupatempo, Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Defensoria Pública.
Além de imunizar a população contra a gripe A/H1N1, as doses da atual campanha protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.