quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Região

Atendimento Pós-Covid realizado em Mogi vira referência na região

Atendimento pós-Covid funciona na Unica de Jundiapeba e conta com uma equipe multidisciplinar

07 julho 2021 - 22h30 Por de Mogi
O Centro de Recuperação Pós-Covid-19, implantado há cerca de três meses pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, já está servindo de referência para outros gestores municipais em busca de experiências exitosas no enfrentamento da pandemia. Nesta quarta-feira (07), o secretário municipal de Saúde de Guarulhos, Ricardo Rui Rodrigues Rosa, acompanhado de sua equipe técnica, esteve no município para conhecer detalhes do novo serviço mogiano.
 
O atendimento pós-Covid funciona na Unica de Jundiapeba e conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento dos pacientes com sequelas da infecção causada pelo novo coronavírus. Entre elas estão Pneumologia, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, Cardiologia, Pneumologia, Neurologia, Dermatologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia. Mogi das Cruzes é a primeira cidade da região a criar um serviço especializado no âmbito municipal e não possui fila de espera.
 
“A Covid-19 é uma doença complexa e imprevisível que pode deixar sequelas de curto ou médio prazo e que precisam ser acompanhadas e tratadas por uma equipe multiprofissional”, explica a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi. Ela recebeu o secretário de Saúde e seus diretores que, em seguida, visitaram as dependências da Única para conhecer os detalhes do serviço, com consultas, tratamentos e sessões de fisioterapia.
 
De 16 de abril a 7 de julho, foram atendidos 230 pacientes - 73% abaixo dos 60 anos e 57% mulheres - que geraram 471 encaminhamentos para médicos de especialidades (o mesmo paciente pode precisar de dois ou mais tratamentos diferentes); 208 encaminhamentos para equipe multiprofissional (fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista); e 377 exames complementares realizados. Na alta, o paciente é encaminhado ao NAF – Núcleo de Avaliação Física para total recuperação física e fortalecimento de massa muscular. 
 
Vacinação
 
Mogi das Cruzes está ampliando o agendamento de primeiras doses para pessoas sem comorbidades. Nesta quarta (07/7), além do atendimento para 40 anos ou mais, foram liberadas vagas para quem tem 38 anos ou mais. Nesta quinta (08/7) será a vez de 37 anos ou mais e no sábado (10/7) para 36 anos ou mais. Não haverá agendamento na sexta-feira (9/7) em função do feriado.
 
Na quinta (08/7), às 8 horas, serão disponibilizadas 800 vagas de agendamento para aplicação de segundas doses da Coronavac e Astrazeneca. As vagas de segunda dose são destinadas com exclusividade para quem tomou a primeira dose da Astrazeneca até o dia 17 de abril e a primeira dose da Coronavac até o dia 19 de junho. 

Leia Também