quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Região

Marcia Bin faz balanço do primeiro ano de gestão à frente de Poá

Prefeita destacou o choque de gestão para equilibrar as finanças da cidade como a principal ação de 2021

03 janeiro 2022 - 22h20 Por de Poá
A prefeita Marcia Bin, de Poá, fez um balanço do primeiro ano de sua gestão. A prefeita destacou o choque de gestão para equilibrar as finanças da cidade como a principal ação de 2021, que proporcionou ações importantes no segundo semestre, nas áreas da saúde, segurança, educação, infraestrutura e zeladoria.
 
“Iniciamos 2021 com a cidade em uma situação muito complicada, porque além da pandemia da Covid-19, ainda tínhamos a situação econômica do município totalmente comprometida, o que nos obrigou a decretar estado de calamidade financeira ainda no primeiro mês de gestão. Acredito ter sido o pior ano da história de Poá em razão das dificuldades, mas que estão sendo superadas por meio das medidas que não foram fáceis de serem aplicadas, mas necessárias diante do cenário”, destacou a prefeita Marcia Bin.
 
Tais ações de economia da Administração Municipal foram executadas em todos os setores sendo o primeiro, no próprio Gabinete da Prefeita e no 1º escalão, reduzindo em 20% os subsídios da chefe do Executivo, do vice-prefeito e dos secretários municipais. Esta redução também se estendeu aos servidores comissionados que tiveram a mesma redução em seus vencimentos. Posteriormente, prédios locados foram entregues ou tiveram os contratos revisados, assim como os contratos de diversos prestadores de serviço e, por fim, a suspensão do vale-alimentação e das horas extras. 
 
“De todas as medidas adotadas, as que afetaram diretamente os servidores foram as mais difíceis e as que mais me entristeceram. Nenhum gestor assume uma prefeitura pensando em tomar decisões que possam pesar contra os funcionários, mas diante da situação que vivíamos, tais medidas eram indispensáveis para o reequilíbrio financeiro de Poá. Com base em tudo que vivemos e fizemos, afirmo que 2021 foi um ano tão produtivo quanto difícil, porque nos proporciona a possibilidade de iniciar 2022 com uma situação que ainda não é a ideal, mas inegavelmente muito melhor do que encontramos um ano atrás”, afirmou a chefe do Executivo.
 
Infraestrutura
 
Foram realizadas obras de implantação de rede de captação de águas pluviais na Vila Lúcia e na avenida João Pekny (Jardim Itamaraty), além da revitalização da avenida três Pontes e construção de uma quadra esportiva entre os bairros Jardim Picosse e Jardim Julieta, além do início da Operação Tapa-Buraco e da manutenção da iluminação pública.
 
Segurança
 
Além da efetivação de 25 Guardas Civis Municipais, a Administração Municipal iniciou a instalação de 65 câmeras de monitoramento, sendo que, 15 já estão em operação. A prefeita Marcia Bin também já anunciou a efetivação de mais 25 agentes para este mês de janeiro com o objetivo de aumentar o efetivo da Guarda Municipal e, consequentemente, a segurança dos prédios públicos e da população.
 
Educação
 
Iniciou as obras de reforma e manutenção em 11 unidades escolares, sendo nove Escolas Municipais de Ensino Básico (Emeb) e duas creches.
 
Além de mais sete estabelecimentos de ensino que estão em trâmite para iniciar as obras ainda no início deste mês de janeiro e garantiu, por meio de processo licitatório, o uso de apostilas para todos os 14 mil alunos da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2022.
 
Saúde
 
A área mais complicada da gestão, por ter sido a mais afetada pela crise financeira, está passando por grandes mudanças, já que a Prefeitura está finalizando o processo para contratação de uma Organização Social (OS) para gerir o PA Municipal Guido Guida.

Leia Também