sábado 31 de outubro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Segundo Turno da Eleição 2026

Preparação das urnas para o 2º turno começa nesta quarta

Geração de mídias para inserção de dados de candidatos e do eleitorado, carga e lacração

13 outubro 2026 - 07h00 Por Reportagem Local

As urnas eletrônicas que serão utilizadas no 2º turno das Eleições 2026 em São Paulo começam a ser preparadas na próxima quarta-feira (14). A partir das 11h, todas as zonas eleitorais do estado vão iniciar a cerimônia pública para gerar as mídias com as informações que serão inseridas nas máquinas, além de dar carga e lacrar os equipamentos para a votação de 25 de outubro.

Cerca de 114,5 mil urnas, incluindo as de contingência (usadas em eventuais substituições), passarão pelo procedimento. Somente na capital, serão mais de 28 mil. Na região do Alto Tietê, serão 3.712 urnas eletrônicas. A preparação deve terminar, no máximo, até 23 de outubro, antevéspera do pleito.

A exemplo do que ocorreu para o 1º turno, a cerimônia é iniciada com a geração das mídias com os sistemas eleitorais e dados do eleitorado e das candidaturas para o 2º turno. As mídias são dispositivos semelhantes a pen drives, em que são gravadas as informações necessárias para o funcionamento das urnas.

Na sequência, os dados das mídias são inseridos nas máquinas (procedimento de carga) correspondentes a cada seção eleitoral. Nessa etapa, as urnas também passam por um teste de funcionamento, sendo posteriormente lacradas para a votação.

Lacres são assinados por juiz 

Os lacres são assinados pela juíza ou juiz eleitoral ou pela chefia do cartório. Os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação estão dispostos na Resolução nº 23.673/2021, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alterada pela Resolução TSE nº 23.758/2026, bem como na Resolução TRE-SP nº 696/2026.

Os editais de convocação para as cerimônias de geração das mídias e preparação das urnas são publicados por cada zona eleitoral na página Eleições 2026 do TRE-SP, na aba “Editais e comunicados”.

Leia Também