Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 18 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/09/2020
PMMC COVID LAR
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID SAÚDE

Alto Tietê oferece 330 vagas em abrigos e casas de passagem

20 SET 2015 - 08h00

Suzano, Mogi das Cruzes, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba oferecem juntas 330 vagas em abrigos e casas de passagem para pessoas em situação de rua. Os espaços funcionam 24 horas por dia. Além disso, oferecerem também alimentação, banho e roupa limpa.

Em Suzano, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, mantém convênio com a Instituição Cáritas Paroquial com atendimento no abrigo Bom Samaritano, localizado no Jardim Nazareth. O local tem 50 vagas. "O acolhimento é feito em casos especiais, como perda de vínculo familiar. Nosso principal objetivo é reinserir a pessoa à família e torná-la independente", explica a chefe da pasta, Leonice Ramos Ferreira.

As equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) também realizam um trabalho para que a pessoa em situação de rua seja reintegrada à família, assim como fazem o encaminhamento para os Centros de Atenção Psicossocial (CAP), para o tratamento de transtornos mentais e abuso de álcool e drogas. A estimativa da Assistência é de que a demanda por abrigamento dobre no período de frio. "Importante ressaltar que a população em situação de rua é itinerante e não se concentra em local fixo".

Mogi das Cruzes, por meio da Assistência Social, desenvolve um trabalho permanente de atenção às pessoas em situação de rua, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, em diversos pontos da cidade. Os agentes sociais fazem a abordagem por meio da busca ativa nos locais de concentração de pessoas em situação de rua e oferecem acolhimento.

O município disponibiliza o atendimento especializado no Centro Pop, além de grade de atividades socioculturais e socioeducativas, acompanhamento psicossocial e oferta de alimentação, banho, higienização pessoal, encaminhamento para rede de serviços, entre outros.

Mogi conta atualmente com quatro serviços de acolhimento ofertados às pessoas em situação de rua, sendo 150 vagas nas modalidades de Casa de Passagem e Acolhimento Institucional, destinadas a homens, mulheres e famílias. Em decorrência do período de inverno, o número de vagas foi ampliado para 170. A população que precisar do Serviço de Abordagem pode acioná-lo pelo 9.7570-9790.

Poá faz em média 30 atendimentos diários. O abrigo municipal possui 30 vagas. A maior parte dos atendidos são homens na faixa etária de 18 a 55 anos, "esporadicamente aparecem famílias com crianças e idosos acima de 60 anos". A Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Ferraz, também realiza 30 atendimentos diários. A cidade possui um abrigo, a Obra Filantrópica e Missionária (OFM) de Assistência Social "Betel", localizado na Avenida Dom Pedro, no Cambiri.

O espaço oferece 30 vagas, além de colchões em caso da ultrapassagem. A Prefeitura realiza ainda a "Operação Emergencial de Inverno", ação que visa retirar desabrigados das ruas, sendo encaminhados para acolhimento provisório. A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquá atende os moradores em situação de rua por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Creas Pop).

A cidade possui convênio com a Comunidade Católica Missão Jesus Cristo Acolhedor (CCAMJA) que atende até 50 pessoas. A entidade é responsável pela execução do serviço de acolhimento para as pessoas adultas e famílias em situação de rua. São feitos, em média, 12 atendimentos diários. Para outras informações a população pode ligar para 4642-0070.

Em Arujá não há abrigo ou casa de acolhimento para pessoas em situação de rua. Mas em noites de baixas temperaturas, são realizadas rondas com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Quando encontradas pessoas em situação de rua, é oferecido apoio para retorno à residência. Se houver recusa, são disponibilizados agasalhos e cobertores.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias