quarta-feira 30 de setembro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cidades

Apeoesp denuncia surto de Covid-19 em escola estadual

Denúncia aponta que dois caseiros, professores e trabalhadores da secretaria estão com Covid-19, outros têm suspeita

28 maio 2021 - 22h15 Por Matheus Cruz - de Suzano
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), recebeu nesta quarta-feira (26), a denúncia de um suposto surto de Covid-19 na Escola Estadua. Profª Alice Romanos, localizada no Jardim Luella, em Suzano. De acordo com a denúncia, dois caseiros, trabalhadores da secretaria e professores estão infectados com o vírus, além de outros funcionários que estão com sintomas.
 
De acordo com Ana Lucia Ferreira, diretora-executiva estadual da Apeoesp, a denúncia foi recebida por pessoas que atuam dentro da escola, e relataram o medo de ir ao local. "Fui informada que dois caseiros, trabalhadores da secretaria e até professores estão com Covid-19. Também existem professores que sentem sintomas. Eles estão com muito medo", explicou.
 
Segundo a representante da entidade, os funcionários que fizeram a queixa foram recomendados por ela a não irem ao ambiente escolar como forma de evitar riscos e novos contágios, mas os mesmos têm medo de deixar de ir e ter problemas trabalhistas.
 
Com a denúncia dos trabalhadores, Ana Lucia Ferreira informou que fez contato direto com a Diretoria de Ensino de Suzano, mas a resposta não foi satisfatória.
 
"Já informei a Diretoria de Ensino e a única resposta que tive foi "ok", não sei qual foi o encaminhamento do caso. Não sei se tomarão providências", disse a representante da Apeoesp.
 
Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), na Escola Profª Alice Romanos há dois casos prováveis registrados no sistema. 
 
A pasta informou que a unidade notificou as autoridades da saúde e aguarda orientação. 
 
Na atual fase do Plano São Paulo, as escolas estaduais podem receber no máximo 35% dos alunos por dia. Além disso, é obrigatório de máscara, álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento.
 
"Uma das medidas a serem tomadas é não retorno das aulas presenciais enquanto todos estiverem vacinados. Se a Diretoria de Ensino ou a Seduc-SP forem averiguar e as denúncias forem verdadeiras, que eles fechem a escola. Vida vale mais do que qualquer coisa", pontua Ana Lucia.
 
Sobre a possibilidade de interromper as atividades presenciais na escola, a Seduc-SP informou que nenhuma escola da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Suzano está com atividades suspensas por conta de casos de Covid-19. Entretanto, como forma de manter as condições sanitárias, a Secretaria destacou que segue todos os protocolos definidos por autoridades de saúde e preserva a segurança de professores, servidores e alunos.
 
Acompanhamento
 
A pasta ressaltou que os casos prováveis de servidores e alunos são acompanhados por meio do SIMED (Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para COVID-19) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que tem os dados atualizados diariamente.

Leia Também