O site (www.suzano.sp.gov.br) da Prefeitura de Suzano foi alvo de um ataque hacker na tarde desta terça-feira (26/09).
Quem tentou acessar se deparou com a mensagem “Olá, mundo! Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever! 26 de setembro de 2023”.
Logo em seguida, o site foi colocado em manutenção.
Segundo a Prefeitura, a equipe da empresa CDZ Tecnologia, responsável pelo portal, destacou que não houve prejuízo envolvendo banco de dados e sistema de informações da administração municipal.
“De qualquer forma, a empresa colocou o site em modo temporário de manutenção, para que a mesma possa realizar uma análise minuciosa e ainda promover um reforço na segurança digital, informou a Prefeitura.
A previsão era de que a página oficial na internet estivesse novamente disponível ao público “nas próximas horas”, tempo suficiente para que todo o sistema fosse restabelecido com segurança e confiabilidade.
O QUE SÃO?
Ataques na internet são as tentativas de hackers, de danificar ou destruir uma rede de sistemas. Essas violações podem fazer com que dados sejam roubados ou expostos.
O termo hacker é popularmente usado para definir especialistas em computação que utilizam o alto conhecimento para cometer crimes cibernéticos.