O avanço da indústria da região, mesmo em um ano desafiador para o setor e a economia brasileira, foi celebrado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Alto Tietê durante a confraternização anual da entidade.
O evento contou com a participação do prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, representantes de entidades, empresários e convidados.
O diretor regional do Ciesp Alto Tietê, José Francisco Caseiro, destacou a importância do trabalho conjunto da indústria com os setores produtivos e o poder público.
“Aguardamos o que virá das futuras equipes do Governo do Estado e da União, mas sabemos que é essa parceria no município e na região, com empresários e industriais, que nos mantêm firmes, com uma indústria, comércio e negócios fortes que fazem a diferença no Alto Tietê”, afirmou.
O prefeito de Mogi ressaltou a importância da indústria para a geração de empregos, renda e no fortalecimento da economia. “A indústria na verdade é uma grande catalisadora de oportunidades. Quando uma indústria se instala ou amplia seu negócio, outras empresas começam a vir. Mogi, além de ter grandes empresas, possui a maior área ZUP 1 da Região Metropolitana. O acesso da rodovia Ayrton Senna no quilômetro 51 para o Taboão vai potencializar ainda mais os negócios”, acrescentou.
Para a presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Fádua Sleiman, os setores produtivos precisam andar em sintonia. “É importante que a indústria e o comércio estejam juntos, pois um não vive sem o outro. O comércio é um intermediário entre o consumidor final e a indústria, quando o setor industrial produz é sinal que mercado está aquecido”, analisou.
A gerente regional do Sebrae Alto Tietê, Gilvanda Figueirôa reforçou a importância da integração entre os setores econômicos. “Este evento representa toda a força da união das empresas e instituições que representam os setores da economia. Trabalhamos no desenvolvimento regional, pensamos na localidade, nos municípios, nos desafios e vocações que temos”, disse.
De acordo com o presidente do Sincomércio de Mogi e Região, Valterli Martinez, a indústria é uma grande protagonista do Alto Tietê. “Com a parceria integrada entre os entes conseguimos desenvolver a economia local. A indústria com um grande número de empregos fomenta o comércio, que cresce e fomenta a indústria, é uma simbiose”, analisou.
O presidente do Ciesp, Rafael Cervone enviou uma mensagem para os empresários que foi exibida no evento. “2023 será um ano de muito trabalho e o Ciesp seguirá como porta voz do setor produtivo defendendo reformas importantes como administrativa e tributária e uma consistente política industrial”, ressaltou.
O evento contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Mogi, Pedro Komura, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, André Loducca e o secretário de Desenvolvimento de Arujá, Marco Antônio Martins de Medeiros, além do presidente da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab), Osvaldo Baradel.




Ciesp celebra força da indústria no Alto Tietê em evento de fim de ano - (Foto: Divulgação)




