quinta 29 de janeiro de 2026Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/01/2026
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O caos na Venezuela entre opositores e apoiadores

09 janeiro 2026 - 05h00

Há caos em Caracas entre apoiadores do governo de Maduro e opositores ao seu governo. Aconteceu que o exército americano conseguiu realizar um ataque militar com bombardeios sobre arsenais bélicos e jogando na escuridão quarteis ocupados por militares venezuelanos, com uma maestria que pegou todo mundo de surpresa e incapazes de reagir. O mundo inteiro ficou atônito ao ver o Presidente da Venezuela Maduro ser capturado e levado para os Estados Unidos às 2h da madrugada, com todo um requinte sensacionalista da superpotência americana.
Isso mostra a natureza indomável das grandes potências mundiais: América, Rússia e China. Mostra que ao nosso redor existe uma realidade política e econômica, muitas vezes, complexa e caótica. Os mais prejudicados são os países mais pobres. Eles têm sonhos e anseios, mas percebem serem explorados. Isso incomoda e os deixam insatisfeitos. As atitudes dos cidadãos revelam as limitações, as frustrações de uma sociedade que está na espera de um venturoso futuro.
Uma verdadeira mudança de vida permitirá enxergar e descobrir novos caminhos que virão a enriquecer cada cidade, onde será possível ao homem cansado e sedento refazer suas forças e viver com novo espírito.
A atenção do povo brasileiro está voltada agora para os novos caminhos da população venezuelana e para o novo governo
A representatividade dos congressistas na Assembleia Legislativa da Venezuela deveria abraçar em cheio a democracia e dar andamento a novos projetos, na batalha pelo pão, pela saúde, pela cultura, pela educação e segurança.
Prevalecem, porém, rivalidades, entre apoiadores do governo de Maduro e opositores, boicotes, bloqueios e ataques que amordaçam os sonhos da população.
Mãos unidas e dadas conseguem segurar melhor a bandeira da luta pela vida do povo e da nação, forjando uma história mais popular e menos partidária.
Tudo fica melhor quando o povo participa das ações políticas, cobre, questiona, reclama, apoia e luta, sonhando e conseguindo muitas melhorias e atraindo os recursos necessários para o crescimento de sua cidade.
O que se viu em Caracas, foi uma ação militar realizada sem consultar o Congresso Americano, mas somente por uma visão unilateral do presidente americano. Bem sabemos que nem todas as ações dos Governos são rosas perfumadas. Há muito espinhos que machucam e ferem a carne e o direito da população.
Os militantes da verdadeira utopia, de qualquer partido que eles sejam, brindam juntos quando as conquistas são alcançadas beneficiam a população inteira. Conflitos infecciosos impedirão que um futuro melhor para a nova geração e suas famílias, aconteça. O hoje, o amanhã e o futuro poderiam ser melhores para todos, se não houvesse corrupção, economia afundando, violência brutal e mortal.
O jeito é marchar, sem golpes na população, mas, entre tantos sofrimentos encher de confiança e de esperança a vida do povo venezuelano.