Suzano era chamada a " Cidade das Flores" pela exposição de um grande acervo de flores, realizada na cidade. Mas ao longo dos anos a exposição perdeu o encanto.
Nos dias de hoje as flores e as plantas não embelezam mais toda a cidade, mas apenas o Parque Municipal Max Feffer.
Ao visitar o Parque com o Secretário do Meio Ambiente Dr, André fiquei encantado pela mudança inimaginável acontecida nestes últimos anos e sobretudo durante o mandato do atual prefeito Rodrigo Ashuchi e da primeira-dama Larissa Ashiuchi.
O Parque se tornou um dos lugares mais movimentado da cidade, sobretudo agora que a “Arena Suzano” vê uma numerosa torcida aplaudir ao time de vôlei.
No Parque encontrei milhares de pessoas, crianças, jovens, casais, circulando por todos os cantos, cativados e encantados com a visita no lindo, perfumado, cheiroso e charmoso jardim cheio de flores instalado no Parque pela iniciativa da então primeira-dama Larissa Ashiuchi e mantido hoje com outra atrações pela atual secretária do Meio Ambiente, André Chiang.
O Parque se tornou mais acolhedor. Com certeza, quem visita, frequenta e curte as atrações paisagísticas, esportivas, ecológicas, culturais do Parque, não deixa de se sintonizar com a harmonia oferecida pela natureza viva, colorida, verdejante do local. Sobretudo, depois de cansativas jornadas de trabalho na cidade e fora da cidade, ao desembarcar no Parque, sentirá o carinho da mãe terra que os acolhe com um cenário de flores e com uma composição viva de arranjos floreais que desfilam diante de seus olhos, cativando a atenção e reduzindo a excessiva preocupação, para pensamentos mais positivos e alegres.
Que lindo seria também, caminhar pelas ruas do Centro da cidade e dos bairros e ver as flores solitárias mais cheias de exuberante beleza, sobre os muros, as sacadas e os balcões. As flores falam de vida, de amor, de luz, de bondade.
É a vida da natureza presente na cidade para encantar o olhar e o coração das pessoas. Como seria bom se a cidade bem poderia ser chamada a "Cidade das Flores" se conseguisse encher os espaços e os caminhos de flores.
Nova luz poderia clarear esta cidade se ela vislumbrasse as mais coloridas flores que disputariam os espaços para aparecer e serem admiradas, como acontece com quem visita o Parque e o Viveiro Municipal que enchem os olhos dos visitantes.
Se flores e plantas enfeitassem os lares, as praças, as ruas, elas seriam capazes de levar as pessoas a alcançar um novo espírito e lançar um respiro cheio de vida e de amor.
Os serviços realizados no Parque Municipal e no Viveiro tornaram os espaços mais mágicos atraindo mais frequentadores e os olhares das pessoas que transpiram um novo ar que melhora a qualidade de vida das pessoas que moram nas redondezas.
É certo que o Parque tornou a cidade mais civilizada e os cidadãos mais felizes.



