quinta 29 de janeiro de 2026Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/01/2026
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Vitória dos democratas e derrota de Trump: a eleição de Zohran Mamdani em NY

09 novembro 2025 - 08h00
Fernando Barreto, Jornalista e Pós-graduando em Política e Relações Internacionais, compartilha sua visão sobre os termos da atualidade em sua coluna dominical. Acompanhe de perto suas análises nas redes sociais: @fernandobarretojor

Em um momento histórico para a política americana, foi eleito prefeito de Nova York, nesta semana, o democrata Zohran Mamdani.


O novo prefeito novaiorquino é descendente de imigrantes e é o primeiro muçulmano a ocupar o cargo. Ele se considera socialista e é favorável à causa palestina.


Zohran tem se posicionado veementemente contra o presidente e feito o contra-ponto que é visto dentro do partido como muito positivo.


Na realidade, Zohran conseguiu usar das estratégias de comunicação política mais modernas para assim vencer a eleição.

Zohran Mamdani Chega para mudar a política


Com pouca verba, ele utilizou muito as redes sociais, gravando vídeos entrevistando a população e questionando os prefeitos anteriores, que em geral eram republicanos, do que precisava ser feito.


Zohran também apresentou um carisma muito grande, ao nível do próprio Donald Trump, que gostem ou não, é sim um político que consegue “encantar” multidões. 


A eleição de Mamdani não foi a única conquista do partido Democrata nestas eleições. A democrata Abigail Spanberger se elegeu governadora na Virgínia ao derrotar o republicano Glenn Youngkin. Mikie Sherrill, deputada federal, triunfou em Nova Jersey ao vencer o republicano Jack Ciattarelli.


Zohran, apesar de ter uma popularidade grande, não era visto nem pelo próprio partido como tal. Precisou um ex-candidato dos democratas, Bernie Sanders, apoiá-lo para que então ganhasse um pouco de força e conseguisse despontar como candidato.


E a vitória dele é um marco para os dois lado. Para Trump é péssimo. Nas eleições de 2024, ele viu os republicanos crescerem no estado de Nova York, um estado que sempre foi maioria “fácil” de Democratas. Com a eleição de Zohran, esse futuro republicano em NY pode ir por água abaixo.


“Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o elegeu”, disse o novo prefeito em seu discurso após a vitória.


Podemos esperar um grande embate, uma vez que Trump, antes da eleições, afirmou que “diminuiria a verba para a Prefeitura da cidade se um ‘socialista’ ganhasse”.

E como disse antes, a vitória de Zohran é também um choque de realidade para o seu partida, o Democrata. A sigla sequer apoiava sua candidatura, apostava em outros nomes. Outro fato importante, Zohran não esconde suas ideologias, revela seus ideais e mostra que os candidatos de esquerda talvez devessem ser mais sinceros com o eleitorado.


Zohran prova que para ser relevante na política atual precisa de um combo: carisma, dose de bom humor, sorriso no rosto e, principalmente, ideias fáceis e práticas que mudam a vida das pessoas.


A política americana parece ganhar um novo capítulo a partir desta semana. 


Detalhe importante: por ser americano naturalizado e não “nascido”, Zohran não pode ser candidato a presidente nem a vice, o máximo é um cargo de secretário de Estado, o equivalente a ministro aqui no Brasil.