sexta 05 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Acreditar na Primavera

08 novembro 2025 - 05h00
Semana que vem inicia a COP30 atenta a questão ambiental, com nosso clima padecendo muito com o CO2 de uso, na prática, descontrolado, nos pressionando em dias e noites sem respeito as estações do ano. Tudo bagunçado. Sejamos realistas, nunca vimos em nossa Cidade essas temperaturas que agora nos agridem. Nem as tão altas nem as tão baixas. 
Um amigo me reclamava da Primavera em que padecemos. E lembrei de um clássico do Jazz: “You Must Bilieve in Spring”, que nos traz a ideia preciosa de que “Você precisa acreditar na Primavera”. Aliás, esse é o título do álbum de Bill Evans, um grande Mestre da música, lançado pouco após a morte dele em 1980. Só para não deixar de informar, a letra original é de Jacques Demy, em francês, e a música de Michel Legrand. Mas o sucesso mundial foi em inglês, com letra de Alan e Marilyn Bergman. Já faz uns tantos anos escrevi algo aqui sobre esse tema, mas não consegui encontrar para seguir avante. Encontrei uma traduç&ati lde;o que fiz da letra. Acho bom retomarmos para repensarmos sobre os nossos sentimentos sobre a Primavera. Vejam agora:
“Quando os sentimentos de solidão esfriam os campos de sua mente, esteja certo de que a Primavera vem logo atrás.
Para uma árvore é certo que suas folhas reaparecerão, ela sabe que o vazio de agora é só questão de tempo.
Você tem de acreditar no amor. E confiar que ele está a caminho. Assim como quando o sono aumenta é porque aguarda o beijo do calor que virá.
Assim como num mundo de neve, as coisas vão e vem, o que você acha que sabe não pode lhe dar certeza.
Você deve acreditar na Primavera.”
Para quem quiser conhecer, permitam-me indicar a interpretação de Barbra Streisand.
Acredite na Primavera.
Com certeza também vejo gente destruindo a natureza. Nem faz muito um monstro envenenou árvores aqui próximo. Ele sabia certamente o que estava fazendo e tinha pretensões. Infelizmente não é o único. Temos muitos por aí. Em meu entendimento, nem todos nos damos conta do quando gastamos do ar, que precisamos, quando andamos de carro. Está havendo um projeto de purificar o transporte coletivo das cidades. Mas precisamos ajudar para que a coisa avance e vença.
Não me cansarei nunca de amar os ipês que nos florescem abrindo a nossa Primavera. Sempre foi um encantamento na minha visão do mundo que me cerca. É um privilégio de brasileiros. Se permitirmos, a natureza pode nos envolver e, pode até mesmo, nos dominar. E se seguirmos nessa linha vamos avançar para um mundo melhor para todos, com certeza. Vale refletir.
Curta a Primavera, do modo que ela nos pode alcançar. Sei que este ano a coisa ficou meio estranha, com tempestades, com frio, com calor brutal, com tanta besteira que tivemos de suportar. Mas não podemos, de modo algum, perder a esperança no futuro. É o nosso futuro.
Sei que estão destruindo a Educação, e em consequência tudo sofre, mas vamos erguer a testa. Contestemos os negativos. O positivo vencerá. Creia.
A Primavera voltará a nos envolver lindamente.