sexta 05 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Coisa Importante

15 novembro 2025 - 05h00

Talvez muitos esperam que eu fale da República. É uma referência sempre muito importante. Essa semana fiz palestra sobre o tema e espero ter contribuído para a reflexão de muitos a respeito. Sei dos nossos problemas republicanos, com uma Constituição cada vez mais mexida, com modificações nem todas sadias. Sei bem o quando devemos estar atentos às modificações, por vezes um tanto canhestras aqui e ali. Respeitemos nossa República.
Contudo, sei bem que sem Educação bem desenvolvida pouco conseguimos acrescentar. Fico triste de constatarmos que o nosso amado Estado de São Paulo tem hoje uma das Educações pública mais deficitárias, Fato que não nos oferece esperanças próximas, bem ao contrário. Assim, também podemos falhar em nossas escolhas para os que vão nos administrar, o que pode interessar alguns. Mas não perco a esperança. 
Mas por ora vou além um tanto. Também quero lembrar de mais afazer.
Esses dias encontrei com uma amigo-irmão antigo, o Major Hiram Gouvea. Ele comandou a Companhia da Polícia MiIitar aqui de Suzano por muitos anos, até sua reforma da Corporação com todas as honras merecidas. Ainda Tenente, já atuávamos juntos em muitas oportunidades de eventos públicos. E sempre me apoiou numa luta minha que era igualmente dele. Essa luta era, e é ainda, da valorização efetiva da Data Magna Paulista, o nosso “9 de Julho”, o feriado que nem sempre é lembrado a que se refere. Como Diretor de Escola sempre insisti na Comemoração da Data. A mais importante de nosso Estado, concretamente, também por Lei.
É um daqueles momentos em que todos devemos estar juntos destacando a importância de nossa formação enquanto sociedade, vivenciando nossa história como marca de lutas e glórias de nossos antepassados para que hoje possamos ser o que queremos.
Vivi em muitos Estados pelo Brasil e em vários temos as comemorações estaduais com grande orgulho e demonstração de reconhecimentos dos seus heróis. Como é cada luta, tal a da Bahia pela Independência e em destaque muito amplo a do Rio Grande do Sul, com a Guerra dos Farrapos, ambos referentes ao século XIX. Destaco-os, mas sei de mais outros. A nossa, paulista refere-se ao século XX, mas nem por isso é menos marcante. Refere-se a nossa luta por justiça e firmeza na defesa da liberdade da nossa gente.
Sempre conseguíamos na Escola Pública Estadual que liderei realizar um encontro de gente da Polícia Militar, e da Região, tendo alcançado, por vezes, mostrar-se como o evento maior no Alto Tietê, por vezes também com representantes das Forças Armadas. 
E contávamos sempre com a presença das comunidades, de autoridades civis, professores e alunos com familiares. E umas tantas vezes, até com artistas para apresentações.
O Major Hiram sempre se colocou a disposição, não só por sua presença, mas também para contatar mais gente e trazer manifestações de reconhecimento ao belo significado de uma data ímpar para o nosso domínio estadual. E também, como um excelente Mestre de Cerimônia. Obrigado, sempre.
Façamos ainda mais por nossa História. Quem não a respeita, torna-se vândalo, ou pior.