sexta 05 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Universidades

29 novembro 2025 - 05h00

Sei de governantes despreparados que nos cercam a andarem comentando que estudar em Curso Superior não significa nada, não serve para nada e ninguém aprende nada. Sei que alguém como esse que fez tais comentários interpreta o que “aprendeu”, ou deixou de. Mas não desisto, sempre irei mais adiante e buscarei mostrar mais caminhos aos demais. 
A gente não tem como deixar de refletir sobre o nosso próprio ingresso e permanência na Universidade em épocas sem ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O primeiro exame que fiz foi para Filosofia na USP, único lugar com esse curso em São Paulo há quase 60 anos. Tinha até prova oral. Passei em 42º lugar, mas só havia 40 vagas. Logo depois ingressei, em 3º lugar, em Direito, um dos “cursos de formação de doutores”, como se dizia então, para médicos, engenheiros e advogados. Anos depois, iniciei como Professor Universitário, na Sorbonne, depois também na Educação Básica. O sonho da formação de cada um, sei bem, é uma luta de grandes batalhas.
Lembro da satisfação da minha mulher, Cristiane, ex-estudante de História da USP, um orgulho da Família, depois concluindo seu Mestrado na Sorbonne. Após anos progrediu na carreira como Professora de Educação Básica, Diretora de Escola e Professora Universitária por todos esses tantos anos. Uma batalhadora permanente.
Faz uns meses, neste ano, tive minha querida afilhada Sofia, formando-se em Medicina, no Einstein, filha da minha Comadre Elenice, colega de Magistério, um orgulho para todos nós e especialmente para a Família, com certeza. Esse momento mexeu muito com todos nós, é claro. Agora, ela irá para sua Residência para especializar-se. E sabemos o quanto isso também é complexo. Mas ela é uma vitoriosa, vai vencer mais uma vez. 
Semana passada comemoramos em São Paulo a Formatura do meu sobrinho-neto Leonardo, igualmente em Medicina, na Anhembi, junto com a namorada, colega, a querida Gabi (Medicina). Ele é neto dos meus cunhados Estevam Galvão e Viviane, vem da sua filha Daniela (Médica Veterinária) e do Renato. Sei o quanto o Estevam estaria orgulhoso dessa vitória do Leo, netinho querido. Ele tem muitos projetos para levar avante. E sei o quanto é batalhador, terá mais outras vitórias pela vida. Está apenas no início do percurso. Aliás, seu irmão (mais um sobrinho-neto) o Eduardo, também estudante de Medicina, daqui a mais uns poucos anos vai estar se formando. Verdade! Temos muito ma is ainda a comemorar. Vamos em frente. São tantas as alegrias que nos esperam.
Pois não é que soubemos faz pouco que a minha amada neta Sofia, primogênita do meu querido filho Rodrigo e da Juliana (Médica), também acaba de ser aprovada no seu primeiro vestibular para Medicina, na UNISA (onde a mãe estudou), como é o seu sonho no tempinho de seu Ensino Médio. Mas é o início, pode fazer mais vestibulares ainda no curso dessa história. O orgulho que nos atinge é imenso, com tudo isso nos chegando. São encantamentos a nos afetarem, como aos pais, com suas belezas imensas. 
Parabenizemos os vitoriosos do momento, de tempos anteriores e aos do futuro e também às famílias!