domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A gratidão nas orações

23 novembro 2025 - 05h00


Orar agradecendo é uma forma de reconhecer as respostas que Deus nos envia, mesmo quando essas respostas não representam o que esperávamos. Nem sempre entendemos a razão por que algumas coisas acontecem de forma diferente da que pedimos em oração. Ainda assim continuemos confiando que o nosso Pai Amoroso está fazendo o melhor por nós! A nossa visão é parcial. Mas Deus tem a visão da Eternidade! Gosto de me lembrar das instruções do apóstolo Paulo em Tessalonicenses 5:16-18 - "Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus". Não se trata de uma opção para um cristão estar alegre, orar sempre e ser agradecido. Trata-se de estar sob a vontade de Deus. Sabemos que na vida há coisas e situações que nos entristecem. Contudo, não podemos permanecer nessa condição por muito tempo! A gratidão através da oração nos ajuda a vencer a tristeza, a decepção, os momentos difíceis da vida. Podemos fazer da gratidão um estilo de vida. Muita gente vive reclamando. Já acorda reclamando. Vem à minha memória agora um seriado de TV dos anos 70, "Perdidos no espaço", que tinha um personagem chamado Dr. Smith, um vilão trapalhão, cujas falas ficaram famosas: - "Nada tema, com Smith não há problema". Mas, quando se via envolvido em problemas, quase sempre provocados por ele mesmo, repetia medrosamente: - "Ó dor, ó vida cruel!" Há muita gente amargurada, iracunda, reclamando de situações pelas quais está passando, muitas vezes culpabilizando terceiros por escolhas próprias. Não é dessa forma que devemos viver!
Será que conseguiríamos orar por alguns minutos só agradecendo a Deus pelas bênçãos recebidas hoje, nessa semana?! Talvez você não esteja conseguindo enxergar motivos para agradecer. Mas, certamente, eles existem. Comecemos o dia cheios de gratidão a Deus. A prática da gratidão fará grande diferença em nosso dia. Ao acordarmos, agradeçamos a Deus por mais um dia de vida, pelo lar, pela família, pelo alimento. Agradeçamos pelo trabalho que traz suprimento para as nossas famílias. Agradeçamos por aquela refeição gostosa que é preparada todos os dias por mãos tão especiais! Agradeçamos por termos ao nosso redor pessoas que nos amam e com quem podemos contar. Agradeçamos por pertencermos à família de Deus! 
Jesus sempre orava agradecendo ao Pai. Jesus orava intensamente para desfrutar da comunhão com o seu Pai. Em sua humanidade, Ele dependia totalmente do Pai. Assim somos nós! Antes de fazer o milagre da multiplicação dos pães e peixes para alimentar a multidão que estava faminta, depois de três dias ouvindo os seus ensinamentos, Jesus elevou os olhos ao céu e deu graças a Deus. A gratidão precedeu o milagre da multiplicação, mesmo diante de poucos recursos. E Jesus continua fazendo o mesmo por nós hoje! Embora Jesus sempre tenha sido agradecido, nem sempre recebeu reconhecimento e gratidão. Em Lucas 17:11-19 lemos sobre a cura de dez leprosos. Todos foram curados por Jesus. Cada um tomou o seu rumo depois disso; apenas um deles voltou a Jesus para agradecer pela cura. Ingratidão é falta de reconhecimento por um benefício recebido. A murmuração afasta de nós as bênçãos de Deus. Mas o contentamento, que vem pela gratidão, dá ao Senhor ocasião para nos abençoar ainda mais!