domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A oração de Maria

14 dezembro 2025 - 05h00

Maria de Nazaré, a mãe de Jesus, era uma mulher de oração. O texto de Lucas 1:46-55 mostra a oração dela, depois que o anjo Gabriel anunciou que ela tinha sido escolhida para ser a mãe do Salvador. Maria recebeu um convite especial e o aceitou, porque era serva de Deus. A oração de Maria tem elementos importantes que devem fazer parte de nossas orações. Primeiramente, ela louva e exalta o Senhor. -"A minha alma anuncia a grandeza do Senhor. O meu espírito está alegre por causa de Deus, o meu Salvador. Pois Ele lembrou de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim". Em seguida, Maria expressa na oração alguns dos atributos de Deus, demonstrando que ela conhecia as Escrituras. - "O seu nome é Santo. E Ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações. Deus levanta a sua mão poderosa e derrota os orgulhosos com todos os planos deles. Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições. Dá fartura aos que têm fome e manda os ricos embora com as mãos vazias. Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados e ajudou o povo de Israel, seu servo. Lembrou de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes para sempre." Deus é Santo, Bom, Justo, Provedor, Fiel em Suas Palavras e Promessas, Deus de gerações! 
Maria obedeceu e se dispôs a ser a mãe de Jesus, porque conhecia a Deus a quem servia. Maria conhecia também a Palavra de Deus, o Antigo Testamento na época; por isso, ela reconheceu o anjo que lhe apareceu. Maria sabia que os anjos aparecem para trazer recados de Deus. Ela conhecia as profecias sobre o Messias. É maravilhoso pensar que Deus escolheu Maria, uma jovem anônima, pobre, moradora de uma pequena cidade, que se considerou simplesmente uma serva e se disponibilizou para ser a mãe do Salvador, mesmo pagando o preço da incompreensão de sua gravidez excepcional. Como mãe viu a sua própria cidade rejeitar a missão de seu filho. Viu o seu filho sofrer e morrer para cumprir o plano redentor de Deus. Em tudo Maria foi obediente a Deus, porque O conhecia. Depois da morte e ressurreição de Jesus, ela continuou seguindo-O como uma fiel discípula, servindo o seu Salvador e a sua comunidade de fé. Vemos, no início da igreja cristã, Maria orando com os apóstolos, conforme registrado em Atos 1:14. "Eles (os apóstolos) sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele". 
As orações de louvor a Deus como a de Maria são abundantes na Bíblia. São orações que focam na gratidão, na grandeza de Deus, celebrando as Suas obras. As nossas orações deveriam seguir nessa direção. O Salmo 103, da autoria de Davi, é um exemplo disso. - "Ó Senhor Deus, que todo o meu ser te louve! Que eu louve o Santo Deus com todas as minhas forças! Que todo o meu ser louve o Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos! O Senhor perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças; ele me salva da morte e me abençoa com amor e bondade. Ele enche a minha vida com muitas coisas boas, e assim eu continuo jovem e forte como a águia". (Salmo 103:1-5) Nesse texto, Davi conclama todo o seu ser a louvar o Senhor.
O louvor a Deus deve estar presente em todas as áreas de nossa vida. Louvar a Deus é em si uma bênção de Deus! Em I Crônicas 29-10-11 encontramos outra oração de louvor do rei Davi: - "Ó Senhor, Deus do nosso antepassado Jacó, bendito sejas para sempre! Tu és grande e poderoso, glorioso, esplêndido e majestoso. Tudo o que existe no céu e na terra pertence a Ti; Tu és o Rei, o Supremo governador de tudo". Felizes são aqueles que investem tempo louvando a Deus em oração!