O Salmo 71 traz a "Oração do Idoso", em que o autor, provavelmente Davi, suplica a Deus para não ser esquecido, rejeitado e desamparado em sua velhice. O salmista ora, pedindo ao Senhor para que continue a lhe dar forças e vigor para proclamar a justiça e o poder de Deus às novas gerações. -"Tu tens me ensinado desde a minha mocidade, e eu continuo a falar das coisas maravilhosas que fazes. Agora que estou velho, e os meus cabelos ficaram brancos, não me abandones, ó Deus! Fica comigo enquanto anuncio o Teu poder e a Tua força a este povo e aos seus descendentes". (Salmo 71:17-18) Esse ancião pede ao Senhor que lhe dê uma velhice tranquila, de maneira que continue produzindo bons frutos, sendo um exemplo para as novas gerações. O dia 1º de outubro, "Dia Internacional do Idoso", instituído pela ONU desde 1990, é dedicado a chamar a atenção da sociedade para as necessidades e os direitos dos idosos. Sabemos que o envelhecimento da população é atualmente um fenômeno mundial, que traz consigo muitos desafios. Segundo dados da OMS, em 2050, o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões, o que representará um quinto da população mundial. No Brasil, 37,7% da população brasileira tem 60 anos ou mais. Em 2030, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo (45,8%)
Os idosos deram e continuam dando a contribuição deles para a sociedade. Grande parte deles aqui no Brasil mantêm as suas famílias. Mesmo depois de aposentados, alguns continuam trabalhando para aumentar a renda. Envelhecer com qualidade de vida depende muito do contexto sócioeconômico no qual o idoso está inserido. Nos países mais ricos, com melhor distribuição de renda, um idoso, após a aposentadoria bem planejada, pode usufruir essa fase viajando, realizando sonhos, aproveitando para descansar, livre de preocupações com a sua subsistência. Todavia, essa não é a realidade de grande parte dos idosos pelo mundo afora, tão pouco aqui no Brasil. Por isso, os governos têm que construir com a sociedade políticas públicas, uma rede de proteção social, que ofereçam a essa população melhores condições e recursos nessa fase da vida. Nos países mais ricos e desenvolvidos é comum os idosos irem para um asilo ou casa de repouso, quando atingem uma condição em que não podem mais cuidar de si. Em geral, nessa fase, filhos e netos estão cuidando de suas vidas; alguns morando longe, trabalhando, até doentes, o que impossibilita o cuidado no seio da família. Aqui no Brasil os idosos ainda são cuidados por suas famílias, seja por uma escolha de cunho afetivo, seja porque nem a família nem o idoso dispõe de recursos para pagar uma casa de repouso ou cuidadores.
A Bíblia nos ensina a valorizar, respeitar e cuidar dos idosos. Em I Timóteo 5:8, o apóstolo Paulo nos adverte sobre isso - "Mas se alguém não tem cuidado dos seus e, principalmente, dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o incrédulo". Quantos idosos estão sendo abandonados e negligenciados quanto aos cuidados por parte de seus filhos e de seus parentes mais próximos! Não é fácil envelhecer. Conforme os anos vão passando, constatamos essa verdade. E, todos nós, se não morrermos antes, passaremos pela velhice. E por mais que tenhamos cuidados preventivos com a nossa saúde haverá um momento em que dependeremos dos cuidados dos filhos, parentes ou, até mesmo, de terceiros. Com a vida de correria que temos hoje, muitas famílias têm dificuldades para administrar essa situação de tal forma que os idosos sejam assistidos em suas necessidades. Carinho e atenção são essenciais. A igreja cristã primitiva é um exemplo para nós em relação aos cuidados com os idosos, viúvas, órfãos, pobres, doentes. Nesse sentido, as igrejas cristãs da atualidade têm falhado. Poucas igrejas estão, de fato, preocupadas com essas causas, mantendo ministérios de assistência social efetivos voltados para essas necessidades. Ao honrarmos, acolhermos e cuidarmos de nossos idosos, estamos servindo a Deus de maneira excelente. "Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito; e honrem a mim, o Deus de vocês. Eu sou o Senhor". (Levítico 19:32)




