Na semana passada, falamos sobre a importância de orar com fé, pedindo sabedoria a Deus. A sabedoria que vem de Deus é essencial para um cristão; por isso, devemos buscá-la sempre. Todo conhecimento desprovido de sabedoria é vão. Há muito conhecimento no mundo; mas pouca sabedoria. A sabedoria que vem de Deus ilumina o conhecimento e o entendimento, guia as decisões e nos permite discernir verdades espirituais. O autor do livro de Provérbios, Salomão, afirma que o temor ao Senhor é o princípio de toda a sabedoria. (Provérbios 9:10) Viver requer sabedoria! O primeito passo na direção da sabedoria é reconhecer que não dispomos dela por conta própria; portanto, precisamos recebê-la do Senhor. Precisamos também desejá-la ardentemente e ter boa disposição para aprender. Quem acha que sabe tudo, que nada tem a aprender, nunca vai caminhar com sabedoria. Além disso, é necessário prestar atenção às boas instruções e aos bons ensinamentos, o que nos ajudará a queimar algumas etapas na aquisição da sabedoria. Aprendemos uns com os outros! Aprendemos, inclusive, com os nossos erros, quando humildemente avaliamos por que eles ocorreram e nos dispomos a percorrer um caminho diferente. A principal ação sábia é desejar receber orientação. Infelizmente, poucos estão dispostos a isso! Temos que observar a vida, aprender com os que vieram antes de nós, com os mais velhos, com os que estão na jornada conosco, avaliando causas e efeitos de decisões tomadas. "Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender". (Provérbios 1:7) "Aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser corrigido". (Provérbios 12:1)
O livro de Provérbios é um verdadeiro manual de sabedoria, cheio de conselhos sábios. Mas, hoje em dia, pouca gente está disposta a ouvir e avaliar os conselhos recebidos. Salomão, que é o autor desse livro, começou bem o seu reinado. Pediu ao Senhor conhecimento e sabedoria para governar bem o povo. (II Crônicas 1:7-12) Como pediu certo, as demais coisas lhe foram acrescentadas - riquezas, bens e honras. O reinado de Salomão foi realmente próspero! Com base nos princípios em que fora ensinado, Salomão não pediu egoisticamente para si, como faz a maioria das pessoas. Ele queria beneficiar o seu povo. Imbuído desse desejo, ele pôs firmemente os alicerces espirituais da construção do templo, encaminhando o grande e audacioso projeto, que nascera no coração de seu pai, o rei Davi. Deveria ser o lugar onde Deus seria adorado! O lugar escolhido foi o Monte Moriá. Salomão foi cuidadoso com a construção, prestando atenção aos mínimos detalhes. Tudo deveria ser feito de forma organizada, com excelência, conforme as instruções dadas pelo Senhor! Salomão começou muito bem, fazendo o que agradava ao Senhor! É por isso que não conseguimos aceitar os passos dados por ele posteriormente ao longo de seu reinado! É fato que as mesmas pessoas que fazem coisas extraordinárias podem ter seus deslizes e cair, se não estiverem buscando a sabedoria que vem de Deus continuamente!
A Bíblia nos ensina orar por sabedoria. O texto de Tiago 1:5 é claro: -"Se algum de vocês precisa de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá livremente e de bom grado, e ela lhe será dada". Não é fácil viver nesse mundo. Ter a verdadeira sabedoria significa viver nesse mundo de acordo com as regras dadas pelo próprio Deus. Não vai ser do nosso jeito. Não pode ser de qualquer jeito. Com a sabedoria que Deus nos dá podemos enfrentar as lutas diárias com melhores estratégias, tomando decisões mais assertivas. Há grande chance de falharmos ao tentarmos resolver os problemas por nossa própria conta. Se hoje você estiver no "olho do furacão", siga o conselho de Tiago - peça a Deus sabedoria! Quão diferente é uma vida orientada pela sabedoria de Deus!




