Hoje vamos falar um pouco sobre Jabes. (I Crônicas 4:9-10) Apenas dois versículos contam a história dele. O texto começa dizendo que ele foi a pessoa mais respeitada da sua família. Mas a história dele tinha sido muito triste. O nome lhe foi dado pela mãe por causa do grande sofrimento que tivera durante o parto. Em hebraico o significado do nome é -"aquele que causa dor, aquele que dá tristeza, pesar, aflição, angústia". Um nome com significado bastante negativo! Não sabemos como era a família de Jabes. Todavia, podemos imaginar o peso de um nome com significados tão ruins. Não escolhemos a família que temos. Pode acontecer de pertencermos a uma família disfuncional, complicada. Pode ser que na vida familiar tenhamos passado por vivências difíceis, que nos causaram dor e sofrimento. Isso pode acontecer em qualquer família! Não existe família perfeita! Mas existem aquelas que vão passando por um processo de tratamento, que envolve o reconhecimento dos erros cometidos, liberação de perdão, disposição de seguir nos relacionamentos de uma forma mais saudável e produtiva. A gente imagina que a vida de Jabes não tenha sido fácil. Mas, certo dia, não sabemos em que momento da vida, ele orou assim: - "Ó Deus, abençoa-me e dá-me muitas terras. Fica comigo e livra-me de qualquer coisa que possa me causar dor". Deus atendeu a oração de Jabes. (I Crônicas 4:10) Em sua oração objetiva e específica, Jabes não fez um histórico de infortúnios. Fez uma oração assertiva e teve a sua história transformada!
O rei Ezequias diante de más notícias fez também uma oração assertiva. Ele estava muito doente. O profeta Isaías foi visitá-lo e trouxe uma palavra dura: - "Ponha as suas coisas em ordem porque você não vai sarar. Apronte-se para morrer". (II Reis 20:1) Foi uma palavra devastadora para Ezequias! Diante da má notícia, Ezequias foi à fonte de vida. Ele tinha a quem recorrer e sabia bem disso! Virou o rosto para a parede e orou assim: - "Ó Senhor Deus, lembra que eu tenho te servido com fidelidade e com todo o coração e sempre fiz aquilo que querias que eu fizessse. E chorou amargamente". (II Reis 20:3) Ezequias tinha um memorial diante do Senhor! Será que estamos vivendo de tal forma que podemos fazer a mesma afirmação de Ezequias? Embora não mereçamos nada, precisamos viver de tal maneira que nossa vida seja digna da graça que nos alcançou! Deus não rejeita um coração quebrantado! Antes mesmo que o profeta Isaías tivesse passado pelo pátio central do palácio, o Senhor lhe disse: -"Volte e diga a Ezequias, o governador do meu povo: - "Eu, o Senhor, o Deus do seu antepassado Davi, escutei a sua oração e vi as suas lágrimas. Eu vou curá-lo, e daqui a três dias você irá até o Templo. Vou deixar que você viva mais 15 anos". E assim aconteceu.
O rei Ezequias recorreu ao Senhor e teve o seu quadro de saúde revertido. O Senhor é o mesmo ontem, hoje, e eternamente. Ele continua respondendo às nossas orações. Não é pelo nosso mérito. É pelo seu amor, pela sua graça e misericórdia. A história do rei Ezequias era bem diferente da história de Jabes. Não sabemos o nome do pai e da mãe de Jabes. Provavelmente, eram pessoas pobres e pouco conhecidas. Gente comum, do povo. Mas Jabes fez uma oração assertiva e ousada. Creio que o Senhor se agrade de gente assim! Deus contempla a nossa fé e ousadia! O texto bíblico diz que Jabes se tornou um homem abençoado, próspero, feliz, o mais respeitado de sua família, porque Deus atendeu a oração dele. Deus pode fazer o mesmo por nós!



