O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PP), inaugurou nova base da Guarda Civil Municipal (GCM) no município, na manhã desta sexta-feira (21). A base fica na Estrada dos Índios, no Jardim Caiuby e já começou a atender a população. Mais de 40 mil pessoas serão beneficiadas.
Por lá, dois agentes ficarão no espaço, 24 horas por dia. O local, também contará com viaturas da GCM, que conta com 248 agentes no total.
O local é o mesmo onde havia uma base da Polícia Militar (PM) e estava desativada há pelo menos dois anos. Boigues destacou a importância da instalação da base no local.
“Traz segurança para o comércio e toda região. Precisamos, não só de saúde neste momento, mas de segurança. Não vamos tolerar que a criminalidade aumente em Itaquaquecetuba”, disse.
Boigues também comentou sobre o processo de monitoramento na cidade. Entre as grandes cidades do Alto Tietê, Itaquá é a única que não conta com um sistema de monitoramento. No momento, o prefeito tem dado prioridade para a gestão financeira do município.
“Diante da dificuldade que nós encontramos estamos, primeiro, fazendo um trabalho de gestão financeira. Feito isso, vamos protocolar junto ao Ministério da Economia e da Justiça. Vindo recursos, aí sim vamos monitorar nossa cidade”, contou.
O evento contou com a presença de secretários e vereadores, além de agentes da GCM domunicípio. Para o comandante Elias Aparecido da Cunha, o apoio da população tem sido fundamental para o órgão.
“A comunidade abraçou nossa instituição. Colaborou na reforma das instalações da base, que é fruto de um trabalho de proximidade com eles”, destacou.
Para o secretário de segurança urbana, Anderson Caldeira, o local vem se expandindo e destacou que havia uma necessidade técnica para instalação da base.
“É um local bastante populoso, que tem uma área comercial forte e um fluxo de veículos muito grande. É um posto aberto para que o cidadão procure um agente e tenha adequação na segurança”.
Segundo o secretário de governo, Marcello Barbosa, a base era um pedido antigo por quem vive nas proximidades e também ressaltou o trabalho em parceria com os comerciantes locais.
“Foi uma demanda colocada pelo bairro há muito tempo. Fruto de uma parceria da prefeitura com os comerciantes locais. Mais de 20 comerciantes ajudaram na reforma e na entrega para toda a população”, finalizou.