Os equipamentos de fiscalização eletrônica de Mogi iniciam as autuações a motoristas infratores a partir desta quarta-feira (02). Durante a primeira semana de funcionamento, a operação dos radares estava sendo feita de forma orientativa, sem a aplicação de multas.
Todos os locais que contam com os equipamentos receberam sinalização indicativa sobre a fiscalização e o limite de velocidade a ser respeitado pelos condutores. Além disso, faixas para alertar e conscientizar motoristas e pedestres também foram implantadas pela Prefeitura nos pontos, para dar transparência ao funcionamento.
A fiscalização eletrônica faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para melhorar a segurança viária no município. Os trabalhos compreendem ações integradas de sinalização, fiscalização, engenharia de tráfego e educação para o trânsito. De acordo com pesquisas internacionais, cerca de 97% dos acidentes com mortes são causados por falha humana. O excesso de velocidade é um dos principais fatores envolvidos nestas ocorrências.
As ações estão apresentando resultados positivos neste início de ano. Considerando o primeiro quadrimestre, houve uma redução de 12,5% no número de mortes em acidentes de trânsito nas vias municipais em 2021 com relação a 2020, de acordo com dados do sistema Infosiga, do Governo do Estado. Os aparelhos que estão em operação e passarão a autuar os motoristas infratores compreendem dispositivos para controle de velocidade, para fiscalização em passagem em semáforo vermelho, fiscalização de restrição de circulação e barreiras educativas, que não multam.