A região registrou 64.079 votos brancos e nulos no primeiro turno das Eleições 2026, realizado neste domingo (4). Números representam 6,72% do total de 952.305 votos. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, foram mais de 28,3 mil brancos e 35,7 mil nulos.
Itaquaquecetuba apresentou a maior proporção de votos brancos e nulos da região, com 7,48% do total de 196.053 votos registrados. Na sequência, Ferraz de Vasconcelos (7%); Biritiba Mirim (6,96%); Suzano (6,93%); Mogi das Cruzes (6,47%); Santa Isabel (6,08%); Poá (6,01%); Salesópolis (5,85%); Arujá (5,71%); e Guararema (5,49%).
A proporção de votos considera a quantidade de votos brancos, nulos e o total de votos registrados em cada município.
Votos brancos e nulos
O voto branco acontece quando o eleitor decide não manifestar preferência por nenhuma das candidaturas disponíveis e pressiona a tecla “Branco” na urna eletrônica. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a uma candidatura ou legenda válida e confirma a opção.
As duas maneiras de invalidar o voto têm o mesmo resultado. Brancos e nulos não são considerados válidos e não são destinados a nenhum candidato, candidata, partido, coligação ou federação. Eles são contabilizados e aparecem nas estatísticas eleitorais, mas não são considerados na definição dos resultados.
Um dos principais mitos popularizados é que os votos brancos seriam destinados à candidatura mais votada, mas isso não acontece. Desde 1997, os votos brancos e nulos são invalidados.
Alto Tietê soma mais de 64 mil votos brancos e nulos no 1º turno - (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)