quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Caderno D

9ª edição do Bunka Matsuri será realizado no Aceas Nikkey em Suzano

Evento que é tradição na cidade acontece, nos dias 15 e 16 de setembro, na Chácaras Reunidas Guaió

31 agosto 2018 - 23h34Por Amanda Moreira - de Suzano
A tradicional festa do Bunka Matsuri da Associação Cultural Esportiva Agrícola de Suzano (Aceas), realiza nos dias 15 e 16 de setembro (sábado e domingo), sua 9ª edição na cidade. O evento contará com atrações musicais, comidas típicas do Japão, apresentações de danças dos alunos do Centro Educacional Nipo-Brasileiro (Cenibras), participação da Miss Cerejeira e Miss Nações de Suzano, entre outras atividades. 
 
A abertura oficial será realizada no sábado (15), e contará com uma homenagem aos 60 anos de fundação da Aceas Nikkey, a partir das 12 horas. De acordo com o diretor de eventos da Aceas e presidente da comissão organizadora do evento, Artur Takayama, a festa Bunka Matsuri tem por objetivo mostrar aos suzanenses a cultura japonesa e o trabalho que é desenvolvido pelo Cenibras, que reforça a nação oriental. 
 
"O evento é realizado para apresentar a cultura japonesa no município, além disso, como descendente da terceira geração, minha preocupação é sem dúvidas não deixar que a tradição acabe. Meus pais e avós repassaram as tradições da nossa cultura e estamos dando continuidade, queremos somar de forma positiva na vida das pessoas, onde as famílias possam aproveitar a festa que é feito com muito carinho e dedicação". afirma.
 
Dentre as atrações do primeiro dia de evento, realizado no sábado (15), a 9ª edição do Bunka, contará com apresentações de taiko de okinawa, às 18 horas, e também de danças dos alunos do Centro Educacional Nipo-Brasileiro (Cenibras). Além disso, a Banda Lira Suzanense encerra o fechamento do primeiro dia de evento. Já no domingo, dia 16, os cantores Joe Hirata e Ricardo Nakase, se apresentam às 13 e 15 horas respectivamente.
 
Além das apresentações musicais e de dança, o evento contará com barracas de outras entidades da colônia e atrair a população com pratos diversificados como, Yakissoba, udon, tempurá, lamen, sushi, guioza, entre outros. Para Artur, a expectativa de público para os dois dias de festa, podem atingir a marca de 5 à 6 mil pessoas. 
 
"Contamos com a presença de todos para conhecerem a rica cultura japonesa, que pode oferecer muitos conhecimentos e benefícios. A escola Cenibras também realiza um grande trabalho, onde as pessoas poderão observar de perto por meio de todas as apresentações dos alunos que participarão também do concurso de desenho que haverá nos dias da festa", explicou.
 
A tradicional Bunka Matsuri iniciará no sábado, dia 15, a partir das 12 horas e seguirá até às 21 horas, e no domingo (16) das 11 até às 17 horas. O Aceas fica na Rua Dibe Tanus, 535, bairro Chacará Reunidas Guaió, em Suzano. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones 4743-2657 ou 4742-7104.
 
34ª Festa do Ipê
 
No dia 9 de setembro será realizada, pela Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social - Enkyo, a 34ª Festa do Ipê que contará com apresentações de danças e cantores, além da praça de alimentação com a gastronomia da cultura japonesa e produtos bazaristas com flores, conservas caseiras, entre outros. 
Com o apoio da Prefeitura de Suzano, o evento contará também com uma excursão com saída, às 7h40, do bairro da Liberdade em São Paulo no valor de R$ 30. 
 
A Festa do Ipê será realizado às 10 horas, na Estrada do Tani, nº 751 no bairro Vila Ipelândia, em Suzano. Informações e reservas nos telefones (11) 3274-6590 e 3274-6490.

Deixe seu Comentário

Leia Também