Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Logo de aniversário de 60 anos
terça 15 de junho de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 13/06/2021
MAGIC CITY - CAMPANHA SOLIDÁRIA
EDP SEGURANÇA

7 perguntas do comércio para os 7 candidatos a prefeito de Suzano

22 SET 2016 - 08h01

Sistema de monitoramento, reurbanização do Centro, capacitação profissional, projeto de infraestrutura, geração de emprego e renda, Atividade Delegada e melhoria no trânsito. Estas são algumas das propostas dos candidatos a prefeito de Suzano, caso sejam eleitos no dia 2 de outubro.

Eles falaram sobre pontos previstos em seus Planos de Governo, sendo que alguns já foram apresentados nos bairros durante a campanha.

Além de abordar melhorias para a área central da cidade, os prefeituráveis falaram sobre projetos que podem ser desenvolvidos em outras regiões da cidade, como em Palmeiras e no Distrito do Boa Vista

PERGUNTAS

O DS recebeu sete perguntas sobre diferentes assuntos dos comerciantes da cidade, por meio da Associação Comercial e Empresarial (ACE), e encaminhou por e-mail aos "prefeituráveis" na semana passada.

As respostas dos candidatos podem ser acompanhadas abaixo e na página 5 deste caderno.



CARMINHA



1) Quais são as suas propostas para a revitalização do Centro da cidade?

Temos um projeto de revitalização que propõe deixar o centro comercial da cidade mais limpo, em uma parceria com os comerciantes, a Prefeitura oferecer mais segurança, infraestrutura e incentivos, por exemplo concursos, para que os comerciantes auxiliem em uma padronização das fachadas, tornando o centro mais harmonioso, bonito e convidativo à população e aos turistas.

2) Quais os seus planos para aumentar a segurança na cidade? Tanto para a região central quanto para a regiões Norte e Sul?

Nosso plano é ter uma Secretaria de Segurança Municipal, a qual vai descentralizar o trabalho da GCM e atuar em toda a cidade uniformemente, assistindo assim os comerciantes e a população em geral. Além disso, vamos procurar o governo estadual para pedir o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar, além de criar um plano onde todas as esferas (GCM, Polícia Civil, Polícia Militar) atuem juntas para diminuir os números da violência em nossa cidade.

3) Se eleita, sua gestão pretende realizar quais medidas para atrair novas empresas para a cidade?

Investir no Plano Viário de Suzano, trabalhar para ter vias perimetrais e novos acessos para quem vem de outras cidades. Se temos boa logística, bons acessos e boas vias para ir e vir as empresas se interessam em se instalar aqui. Além disso, vamos oferecer incentivo fiscal, de acordo com a lei, para que novas indústrias e empresas em geral se instalem em nossa cidade.

4) No seu plano de governo há propostas que contemplem a capacitação profissional?

Vamos oferecer capacitação e qualificação profissional para a população que quer iniciar ou retornar ao mercado de trabalho. Dentro desse projeto, temos várias áreas que serão oferecidas aos moradores de Suzano. Esses cursos de capacitação e qualificação estarão em todas as regiões da cidade.

5) Quais são as suas propostas para a desburocratização do serviço público municipal?

Criar o Serviço Especializado Unificado (SEU), que é um setor onde os comerciantes e a população em geral terão atendimento para os que precisarem, sem ter mais que passar em vários setores para resolver a mesma coisa. Além disso, vamos informatizar e qualificar o serviço de atendimento da Prefeitura, oferecendo melhores condições aos funcionários e aos usuários.

6) Quais os seus planos para a melhoria na mobilidade urbana no centro e bairros de Suzano?

Investir na ampliação do plano viário, criando vias perimetrais para desafogar o Centro da cidade, além de criar novos acessos para quem vem de fora.

7) Quais são suas propostas para incentivar o comércio nas regiões de Palmeiras e Boa Vista?

Revitalizar as duas regiões, oferecendo mais infraestrutura e segurança. Além disso firmar parceria para levar agência bancária tanto para Palmeiras, quanto para o Boa Vista.





JOSÉ DIAS



1) Quais são as suas propostas para a revitalização do Centro da cidade?

A revitalização do Centro das cidades é um assunto que se discute em todo o Brasil e em Suzano não é diferente. Eu (se for eleito) prefeito tornaria a Glicério, da Praça dos Expedicionários até estação, um calçadão com toda infraestrutura, como câmera de segurança, iluminação fiscalização em toda a extensão e isso com o auxílio de arquitetos e engenheiros. Duas mãos só para descer e proibição de estacionamento na Armando de Salles de Oliveira, sentido saída do Centro.

2) Quais os seus planos para aumentar a segurança na cidade? Tanto para a região central quanto para a regiões Norte e Sul?

Para aumentar a segurança deve-se ampliar muito a iluminação no Centro e bairros, também construir juntamente com o governo do estado guaritas com infraestrutura em prontos estratégico nas saídas da cidade para as cidades vizinhas.

3) Se eleito, sua gestão pretende realizar quais medidas para atrair novas empresas para a cidade?

Em toda a extensão da Rodovia Índio-Tibiriçá hoje se pode instalar pequenas empresas não poluidoras, química ou sonora. Também taxar grandes áreas particulares que estão localizadas na Vila Teodoro que servem para a exploração imobiliária.

4) No seu plano de governo há propostas que contemplem a capacitação profissional?

A própria administração dará curso profissionalizante e fará convênio com a iniciativa privada. Para acolher os profissionais com residência no nosso município. Treinamento sempre que necessário para que os funcionários públicos sejam habilitados e ágeis para melhor atender as demandas.

5) Quais são as suas propostas para a desburocratização do serviço público municipal?

A mobilidade urbana na minha opinião passa por um grande trabalho e projetos para descentralizar o trânsito do Centro da cidade, mas também não se pode deixar dar total condições de acessibilidade no Centro e bairros. Todas essas ações com projetos discutidos com profissionais e sociedade.

O candidato não respondeu aos questionamentos seis e sete, que perguntava sobre melhorias para mobilidade no Centro e nos bairros de Suzano e quais são as suas propostas para incentivar o comércio em Palmeiras e no Boa Vista.





LACERDA



1) Quais são as suas propostas para a revitalização do Centro da cidade?

Vamos revitalizar a região central com iluminação adequada, acabando com todos os pontos escuros, instalação de câmeras de segurança, intensificar as rondas da Guarda Civil Municipal, arrumar as calçadas e atualizar a sinalização de trânsito.

2) Quais os seus planos para aumentar a segurança na cidade? Tanto para a região central quanto para a regiões Norte e Sul?

Eu defendo a Atividade Delegada que é um convênio entre município e governo do Estado para que policiais militares atuem na cidade nos dias de folga. O diferencial é que iremos bancar o aluguel de viaturas. Vamos implantar uma central moderna de monitoramento por câmeras e investir em iluminação pública. A nossa Guarda Civil Municipal será equipada e adequada à nova legislação federal que prevê o armamento e a função de proteger a sociedade.

3) Se eleito, sua gestão pretende realizar quais medidas para atrair novas empresas para a cidade?

Suzano tem um grande potencial e vamos aproveitar sua localização estratégica para novas oportunidades. No meu plano de governo consta a criação de pólos industriais com empresas "limpas" - aquela que não polui, usa tecnologia sustentável e tem responsabilidade socioambiental - na região do Sertãozinho e centros de logística e distribuição no Miguel Badra, além de Palmeiras e Casa Branca. A atração de indústrias e empresas de logística farão girar uma cadeia de serviços e novas oportunidades de negócio que farão aumentar ainda mais a geração de renda na cidade.

4) No seu plano de governo há propostas que contemplem a capacitação profissional?

Vamos criar o programa "Primeiro Emprego", voltado a jovens de 16 a 24 anos, de famílias que tem até 1 salário mínimo e nunca tenham trabalhado. Objetivo é incentivar a contratação. A Prefeitura fará um repasse de R$ 250 para o empregador. Em contrapartida, o jovem tem que frequentar regularmente o ensino médio ou Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

5) Quais são as suas propostas para a desburocratização do serviço público municipal?

A Prefeitura tem que ser parceira da população e não dificultar o acesso a dados e serviços. Vamos informatizar e interligar todo sistema da Prefeitura de forma que haja agilidade no atendimento on-line e Certificação on line de documentos e protocolos.

6) Quais os seus planos para a melhoria na mobilidade urbana no centro e bairros de Suzano?

Vamos investir na integração tarifária do transporte público entre as linhas municipais e os trens da CPTM. A construção de terminais rodoviários em Palmeiras e Boa Vista também vai garantir mais conforto e segurança para os passageiros e incentivar sua utilização. Vamos organizar melhor o transporte complementar e concluir a Marginal do Una porque isso vai desafogar o fluxo de carros da região central.

7) Quais suas propostas para incentivar o comércio nas regiões de Palmeiras e Boa Vista?

Essas são duas regiões que naturalmente já desenvolveram seus comércios, mas é preciso que a administração l dê valor a este grande potencial econômico com obras de infraestrutura como calçamento, pavimentação, iluminação e segurança.





PROFESSOR LUIZINHO



1)    Quais são as suas propostas para a revitalização do Centro da cidade?

O Centro enfrenta graves problemas de abandono com a atual administração. Precisamos embelezar as vias, reurbanizar, aplicar políticas de limpeza e manutenção constantes. Vamos cuidar da pavimentação e da sinalização em forças-tarefa ininterruptas, mas também aplicaremos medidas de urbanização e arborização.

2) Quais os seus planos para aumentar a segurança na cidade? Tanto para a região central quanto para a regiões Norte e Sul?

O policiamento não tem sido efetivo, mesmo porque há poucos policiais. Nós, do PT, acreditamos na Segurança Pública como uma política transversal. Em ações diretas, pretendo implantar um sistema de monitoramento inteligente em todos os centros comerciais, nas entradas e saídas da cidade e nas principais vias dos bairros. Esse sistema será integrado com o setor de inteligência das polícias. Além disso, vou descentralizar a ação da Guarda Civil. Nas ações indiretas, é preciso garantir que a cidade esteja bem iluminada. É preciso pensar também na Cultura e na Educação.

3) Se eleito, sua gestão pretende realizar quais medidas para atrair novas empresas para a cidade?

Vou criar um Plano de Incentivo para trazer mais empresas e indústrias. A ideia é incentivar empresários por meios fiscais e parcerias entre setores públicos e privados que possibilitem maior inclusão dos suzanenses no mercado de trabalho.

4) No seu plano de governo há propostas que contemplem a capacitação profissional?

A capacitação profissional dos nossos jovens e trabalhadores faz parte de um plano completo de Educação e Trabalho que pretendo aplicar. Tenho como uma das principais propostas a construção de duas unidades do CEU (Centro Educacional Unificado), um na região do Rio Abaixo e outro na região de Palmeiras.

5) Quais são as suas propostas para a desburocratização do serviço público municipal?

Acreditamos no diálogo direto com a Sociedade Civil, tanto através de discussões públicas com a população, como no caso do Orçamento Participativo, quanto com as entidades de categoria e organizadas, como Associação Comercial, Associação dos Arquitetos e Engenheiros, sindicatos, etc. Criaremos canais diretos de comunicação participativa e social, para poder centralizar as demandas e descentralizar os serviços.

6) Quais os seus planos para a melhoria na mobilidade urbana no Centro e bairros de Suzano?

Em primeiro lugar, vou pavimentar 100% dos bairros urbanizados e fazer o recapeamento da malha viária central e das vias de acesso aos bairros, assegurando a manutenção periódica. Quero viabilizar a conclusão da Marginal do Una e buscar soluções viárias para desafogar o trânsito no Dona Benta. A construção do Terminal Rodoviário de Palmeiras e integração do sistema de transporte com a rede ferroviária também serão ferramentas para otimizar a mobilidade urbana.

7) Quais suas propostas para incentivar o comércio nas regiões de Palmeiras e Boa Vista?

Acredito que ambas as regiões merecem uma discussão séria em relação à criação de Subprefeituras. O Centro Comercial de Palmeiras precisa ser totalmente reurbanizado e readequado. Também tenho como proposta a criação de um Largo da Feira em Palmeiras, como o que há no Centro hoje. No Boa Vista e Rio Abaixo, as propostas seguem o mesmo planejamento.





PROFESSOR RODRIGO



1) Quais são as suas propostas para a revitalização do Centro da cidade?

Iluminação, enfeite em datas de efervescência do comércio, atenção para manutenção das vias.

2) Quais os seus planos para aumentar a segurança na cidade? Tanto para a região central quanto para a regiões Norte e Sul?

Temos dois tipos de propostas para segurança. A primeira, imediata e paliativa, busca aumentar os mecanismos de vigilância e coerção de ações criminosas - como postos fixos 24h de policiamento; monitoramento eletrônico, e iluminação de todos os pontos escuros. Mas, além disso, pensamos que é necessário uma política de longo prazo visando o investimento na juventude, com cultura e geração de empregos, dando garantia de uma vida digna sem que o jovem se sinta seduzido pela criminalidade.

3) Se eleito, sua gestão pretende realizar quais medidas para atrair novas empresas para a cidade?

Para atrair empresas, e gerar empregos, nós queremos transformar Suzano em um polo tecnológico e educacional, que forma mão-de-obra qualificada. Além disso, a atenção em infraestrutura, como manutenção das vias, é um eixo central. Somos contra benefícios fiscais, que geram problemas orçamentários de longo prazo. Consideramos que a cidade deve atrair investimentos pelo seu potencial de crescimento e organização, pela visão ampla de modernização e melhoria da qualidade de vida.

4) No seu plano de governo há propostas que contemplem a capacitação profissional?

A capacitação é o eixo da nossa proposta de tornar Suzano uma cidade atraente para novos investimentos. Para tornar isso uma realidade, queremos investir em cursos fornecidos pela Prefeitura, e parcerias com os governos estadual e federal, além do setor privado, para abertura de universidades e escolas profissionalizantes.

5) Quais são as suas propostas para a desburocratização do serviço público municipal?

Modernizar a máquina pública, com informatização dos serviços, inclusive com portal de transparência de fácil acesso e ampla divulgação. Além da criação de Conselhos Populares, que visem tornar a gestão pública mais próxima da população e dos diversos setores da sociedade.

6) Quais os seus planos para a melhoria na mobilidade urbana no Centro e bairros de Suzano?

Fornecer alternativas de transporte - com a criação de uma malha cicloviária, com bicicletário integrado a estação da CPTM. Além de garantir Passe-Livre para estudantes e desempregados (mesmo aos finais de semana e período de férias). E criação de linhas de ônibus que atendam as demandas da população, coma constante manutenção das vias municipais.

7) Quais suas propostas para incentivar o comércio nas regiões de Palmeiras e Boa Vista?

Criação de um fundo para incentivo do empreendedorismo, auxiliando na criação de pequenas empresas e comércios, além do investimento na agricultura familiar.





ASHIUSHI



1)    Quais suas propostas para a revitalização do Centro da cidade?

Para o Centro, vamos trabalhar para a melhoria do trânsito. Também vamos criar espaços de lazer e de convivência e integrar os serviços de combate à violência. Vamos ampliar o monitoramento por câmeras e expandir a rede de iluminação. Temos outras prioridades, como a implantação do Mercado Municipal e a finalização das obras da Marginal do Una.

2)    Quais seus planos para aumentar a segurança na cidade, tanto para a região central quanto para as regiões Norte e Sul?

Muito me entristece saber que, uma cidade como Suzano, que já foi referência nacional em monitoramento por câmeras, hoje contar, com apenas, 34 equipamentos. A Prefeitura deve valorizar, aprimorar e ampliar a Guarda Civil Municipal (GCM). Nos meus planos, também está a implantação do Programa Educacional Municipal Antidrogas, além de implantar Portais de Segurança e Bases de Monitoramento nos principais acessos.

3)    Se eleito, sua gestão pretende realizar quais medidas para atrair novas empresas para a cidade?

As empresas estão indo embora de Suzano. Não se pode, de forma reducionista, colocar a culpa apenas na situação econômica do País. O município não pode se tornar refém e precisa fazer a lição de casa. Para que Suzano atraia novos negócios e investidores, precisa estar arrumada, organizada, bem iluminada, limpa, bonita, com buraco tapado e mato cortado. É preciso, também, rever as isenções fiscais e criar novos incentivos.

4)    No seu plano de governo, há propostas que contemplem a capacitação profissional?

Sem dúvida. Não há como falar em Geração de Emprego e Renda, sem falar em organização e sem falar em Educação. A Escola Agrícola, a Escola Técnica Municipal, bem como o Cursinho Municipal serão uma realidade.

5)    Quais são suas propostas para a desburocratização do serviço público municipal?

Aprimorar o sistema de transparência da administração, aperfeiçoar a centralização do atendimento de todos os serviços, bem como capacitar os funcionários públicos, para que atendam com mais eficiência, humanização e rapidez os munícipes.

6)    Quais os seus planos para a melhoria na mobilidade urbana no Centro e bairros de Suzano?

Para colocar um ponto final neste grande problema, que é o trânsito caótico, principalmente em horários de pico, faremos estudos com especialistas em tráfego. Vamos cobrar da empresa responsável pela exploração do transporte público rodoviário o cumprimento de itinerários. É preciso, ainda, que a empresa se mostre acessível na hora de negociar o valor da passagem.

7)    Quais suas propostas para incentivar o comércio nas regiões de Palmeiras e Boa Vista?

Ambas regiões ganharão uma subprefeitura, para que o cidadão fique mais perto do poder público. Tanto para o distrito de Palmeiras, quanto para o Boa Vista, haverá revitalização do centro comercial.





SAID



1) Quais são as suas propostas para a revitalização do centro da cidade?

Suzano sofre com os congestionamentos, falta de acessibilidade e mobilidade de pedestres, motoristas e ciclistas. É preciso pensar o Centro no seu conjunto: comércio, transporte, trânsito, pedestres e ciclistas. É preciso garantir ainda acesso facilitado ao transporte público. A recuperação de calçadas e passeios públicos, com acessibilidade adequada, melhoria da iluminação pública e retorno das câmeras de monitoramento é outra preocupação.

2) Quais os seus planos para aumentar a segurança na cidade? Tanto para a região central quanto para a regiões Norte e Sul?

Suzano já foi destaque no passado pela instalação das câmeras, uma ação eficiente na redução de roubo e furto de veículos e pessoas na malha central. Com a gente, este projeto vai voltar. Mais do que isso: vamos ampliar o monitoramento por câmeras nos principais centros comerciais. Também traremos uma ação que deu certo em Mogi, na gestão do prefeito Marco Bertaiolli: a Barreira Eletrônica. Consiste em instalar nos principais pontos de entrada e saída da cidade .

3) Se eleito, sua gestão pretende realizar quais medidas para atrair novas empresas para a cidade?

A falta de incentivo para a atração e manutenção de empresas e indústrias fez com que Suzano perdesse o posto da cidade que mais arrecadava ICMS no Alto Tietê. O caminho para garantir a retomada do crescimento é dialogar com o empresariado, garantir vias de acesso adequadas e infraestrutura para que as empresas tenham interesse em se instalar na cidade.

4) No seu plano de governo há propostas que contemplem a capacitação profissional?

Sim. A capacitação profissional faz parte do processo de geração de emprego e renda. Suzano tem à sua disposição programas estaduais de qualidade e que oferecem ao jovem e ao adulto cursos e certificação profissional.

5) Quais são as suas propostas para a desburocratização do serviço público municipal?

Suzano precisa passar por um processo de modernização da máquina pública. É preciso reorganizar toda a estrutura pública , aplicar os recursos com responsabilidade e prioridades definidas, reduzir o número de secretarias municipais, valorizar e qualificar o funcionário público.

6) Quais os seus planos para a melhoria na mobilidade urbana no Centro e bairros de Suzano?

Além das ações que citei a pouco, mobilidade eficiente inclui também transporte público de qualidade. Promover melhorias no sistema de transporte coletivo e transporte complementar, fiscalizar os horários e trajetos, garantindo seu cumprimento e atendimento adequado para a população são ações que devem ser executadas imediatamente.

7) Quais suas propostas para incentivar o comércio na região de Palmeiras e Boa Vista?

O caminho é garantir infraestrutura e acesso. É garantir a manutenção das vias, segurança através da iluminação e câmeras de monitoramento, vagas adequadas de estacionamento e transporte.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias