sábado 02 de março de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/03/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Acesso on-line ao IPTU de 2023 fica disponível a partir de segunda

Contribuintes poderão conferir o carnê digital do imposto deste ano no site da Prefeitura de Suzano

20 janeiro 2023 - 13h00Por de Suzano
A Prefeitura de Suzano vai colocar à disposição dos contribuintes, a partir da próxima segunda-feira (23/01), o acesso on-line à segunda via e ao espelho do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023, por meio do site oficial. A previsão é de que a entrega dos carnês físicos comece na segunda quinzena de fevereiro, com prazo para pagamento da primeira parcela ou da parcela única, com desconto de 5%, até 15 de março.
 
Para ter acesso antecipado ao IPTU, por meio do serviço on-line, basta que o usuário entre na página da prefeitura na internet e clique na aba “IPTU, Taxa de Licença e ISS Fixo”, que o encaminhará direto para o Portal do Cidadão, onde a opção de segunda via estará disponível. Para obter o documento, basta digitar na plataforma virtual o número de registro do imóvel, que consta na capa dos carnês de anos anteriores.
 
O sistema digital possibilita a emissão da segunda via para pagamento das dez prestações usuais ou da opção de uma única parcela para a quitação integral do valor. Nesta modalidade, é possível obter desconto de 5% no tributo. A data de vencimento do IPTU é todo dia 15, a partir de março. O pagamento poderá ser feito tanto em casas lotéricas como em bancos conveniados (Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil).
 
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Itamar Viana, a opção on-line garante mais comodidade aos contribuintes e facilita o acesso ao serviço. “Conseguimos antecipar o carnê virtual para que os munícipes tenham mais tranquilidade para se planejar, lembrando que o prazo para o primeiro pagamento é até 15 de março. Ao optar pela parcela única o contribuinte ainda assegura 5% de desconto no valor total. Também há a opção de parcelamento em dez vezes”, explicou.
 
O chefe da pasta ainda reforça a importância da arrecadação para o município. “Temos investido em uma série de facilidades ao contribuinte, que agora vê o recurso sendo aplicado no município. Ao longo dos últimos anos, acompanhamos uma crescente entrega de equipamentos públicos municipais, obras e serviços por toda a cidade. Tudo isso impacta na queda da inadimplência e no fortalecimento da confiança dos suzanenses. A arrecadação do IPTU é de extrema importância para que o município continue se desenvolvendo”, comentou.
 
Além do serviço on-line, a expectativa é de que 140 mil carnês físicos sejam entregues por meio dos Correios. Mais informações sobre o IPTU podem ser obtidas pelos telefones (11) 4745-2010 e 4745-2024 ou pessoalmente no Centro Unificado de Serviços, o Centrus (avenida Paulo Portela, 210 – centro), e no Centrus Norte (avenida Francisco Marengo, 2.301 – Jardim Dona Benta). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.