Com o objetivo de se adaptar ao cenário pandêmico causado pelo novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Suzano segue ofertando modalidades esportivas à população de maneira on-line. Os vídeos orientativos disponíveis gratuitamente podem ser encontradas no site oficial da Associação de Desportos do Alto Tietê (Adat), no link www.adat.org.br.
Destinada aos quase dois mil alunos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, assistidos pelos 77 núcleos espalhados pela cidade, e ampliada às famílias suzanenses, a plataforma conta com aulas de atletismo, basquete, judô, ginástica rítmica, capoeira e academia ao ar livre. Cada vídeo tem uma média de 10 mil visualizações por mês.
“Desde o ano passado alimentamos o site (www.adat.org.br) com vídeoaulas liberadas gratuitamente para todos que desejam se exercitar em casa. São vídeos com exercícios práticos de treinamento das seis modalidades oferecidas no município pelo projeto ‘Futuro Brilhante’, voltado à inclusão social por meio do esporte”, explicou Alex de Souza, coordenador pedagógico da entidade liderada por Fausto Pizzolato.
Para este ano, o objetivo é implementar a iniciativa trazendo maior participação e integração do público. A ideia é iniciar as gravações em espaços e equipamentos públicos, onde geralmente ocorriam as aulas presenciais, e convidar de quatro a cinco alunos para participar da atividade transmitida aos demais colegas.
“Percebemos essa necessidade de conferir maior aproximação. Por isso, vamos optar pelo ambiente mais adequado para a gravação, como quadras e ginásios públicos, e passaremos a contar com a presença de alguns alunos, respeitando o distanciamento mínimo e todos os protocolos sanitários. Até então, cada professor gravava sozinho em sua própria casa”, detalhou.
Para participar das gravações, o aluno pode entrar em contato com a Adat pelo telefone (11) 4743-3241 e agendar a aula, conforme a disponibilidade. “Temos certeza de que a ação deverá engajar mais as pessoas no esporte, sobretudo em um período tão difícil de distanciamento social”, finalizou o coordenador.
Já o secretário municipal de Esportes, Arnaldo Marin Júnior, parabenizou a iniciativa. “Ao longo de todos esses meses, a pasta manteve as atividades presenciais suspensas, respeitando as medidas restritivas e garantindo a segurança de professores e alunos. A ação mostra que é possível fazer diferente, mantendo o vínculo e, principalmente, incentivando a prática esportiva. A estratégia apresentada visa garantir ainda a participação daqueles que, por vezes, não têm acesso à internet para acompanhar as aulas. Esporte é mais saúde e prevenção”, concluiu.