sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Moradores do Maria Helena temem novas enchentes

Época de chuva, no verão, é o pesadelo dos moradores do bairro

23 setembro 2021 - 11h02Por Thiago Caetano - de Suzano
A aproximação do verão é motivo de alegria para muitos. Exceto para os moradores do Parque Maria Helena, em Suzano. É nesta estação que o bairro sofre com um problema antigo: as enchentes. Por isso, o aproximar do verão traz preocupação para os moradores que temem novas enchentes.
 
O problema trouxe prejuízos para o comerciante Júlio César. Seu estabelecimento fica na Rua Francisco Aro, próximo da Rua Adhemar Pereira de Barros, que costuma sofrer com alagamentos. O lojista perdeu a esperança e não acredita em uma mudança. Pelo menos não agora. “A água chegou a invadir meu estabelecimento. Esse espaço todo fica todo alagado. E nada foi feito. Isso nunca vai mudar”, desabafa.
 
Quando ocorre, o comerciante corre para evitar prejuízos. Ele pede mais atenção ao bairro. “Precisa levantar o freezer, colocar os sacos de farinha em cima do balcão. O povo sofre bastante aqui. Deveriam cuidar melhor desse bairro”, afirma.
 
Quem também não confia em uma melhora é o aposentado Ivo Aparecido. “Todo ano acontece. Nunca vai mudar, infelizmente. A rua praticamente vira um rio”, lamentou.
 
Mesmo problema enfrentado pelo mecânico Daniel Fernando de Souza. Ele teme por novos alagamentos. “Temos medo, claro. A rua fica completamente alagada. Os carros ficam ilhados. Os motoristas chegam a colocar os veículos aqui dentro, pois o bairro é muito plano”.
 
A vendedora Tainá de Lima trabalha há três anos no bairro. Nesse período, ele vivenciou a situação diversas vezes. “Não moro aqui, mas vi essa situação muitas vezes. Toda vez que chove, acontece isso. Nunca entrou na loja, mas a situação é bastante complicada”.
 
Procurada, a Prefeitura de Suzano informou que a principal ação visando diminuir os alagamentos é o desassoreamento do Rio Tietê. Segundo o órgão, as águas das chuvas captadas no bairro são direcionadas para o rio.
 
De acordo com Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, o bairro recebe limpeza de bueiros e valas, além da desobstrução da rede de drenagem. Os serviços são realizados no Centro de Suzano e também no Distrito de Palmeiras, segundo a pasta. 

Deixe seu Comentário

Leia Também