sexta 03 de abril de 2026Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 02/04/2026
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Saúde inicia vacinação contra a dengue a 849 servidores da pasta com imunizante Butantan-DV

Campanha contempla os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs)

16 fevereiro 2026 - 18h10Por Da reportagem local

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última terça-feira (10/02) a vacinação contra a dengue com a Butantan-DV, voltada aos servidores da rede pública de saúde. Ao todo, 849 colaboradores serão imunizados de forma gradual, conforme a disponibilidade de doses. Neste primeiro momento, a campanha contempla os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), considerados públicos estratégicos no enfrentamento das arboviroses.

Na última segunda-feira (09/02), o município retirou 420 doses da vacina contra a dengue junto ao Grupo de Vigilância Epidemiológica VIII, da Secretaria de Estado da Saúde, em Mogi das Cruzes. O quantitativo inicial é o pontapé para a imunização dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), que estão na linha de frente no enfrentamento à doença, que registra mais casos nesta época do ano em razão das chuvas.

A imunização seguirá critérios estabelecidos no documento da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão que reúne a Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). A vacina será aplicada nas próprias unidades de lotação dos servidores, de forma imediata para os ACSs e ACEs. Em seguida, receberão os demais agentes de saúde, priorizando as idades mais elevadas para este segundo grupo. Em todos os casos, a aplicação da dose acontecerá mediante apresentação de documento pessoal e cartão do SUS.

Neste primeiro momento, serão beneficiados 186 agentes comunitários de saúde e 23 agentes de endemias. As equipes da Divisão de Controle de Zoonoses já enviaram a relação de servidores, e as doses correspondentes serão encaminhadas à Unidade Básica de Saúde (UBS) Professor João Olimpio Neto, no Jardim Casa Branca, onde os profissionais serão vacinados.

A vacina contra a dengue está disponível para os profissionais com até 59 anos e não é recomendada para quem apresenta quadro febril agudo no momento da aplicação, teve dengue nos últimos seis meses, contraiu febre amarela, zika ou chikungunya há menos de 30 dias.

Deixe seu Comentário

Leia Também