A recuperação das vias embaixo do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano, de acordo com a concessionária responsável pela construção, a SPMar. O trecho ficará completo até o final do mês que vem. As obras já estão em fase de conclusão e ultrapassaram os 93,5%. Enquanto as obras não são finalizadas, os problemas com buracos e de infraestrutura, das vias que são cortadas pelo elevado, devem continuar. Isso porque somente ao final das atividades será possível analisar os impactos causados pelas intervenções nesses locais. A partir da conclusão, os prefeitos de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB); de Poá, Marcos Borges (PPS) e de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima (PTN), vão se reunir com representantes da concessionária e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para definirem quais as responsabilidades são competentes as municipalidades e da concessionária. A SPMar informou, que até agora, foram executadas, de forma emergencial, algumas obras para manutenção em toda a extensão da Estrada dos Fernandes. O restante será feito após reunião com os executivos.
BURACOS O DS esteve em alguns trechos que ficam embaixo do elevado e constatou que as condições dessas vias são precárias. Na Estrada do Guaió, limite de Suzano com os municípios de Poá e Ferraz de Vasconcelos, há entulho acumulado, poça de água e até tronco de árvore abandonado. Um dos sentidos da via foi obstruído por conta da instalação de uma coluna de sustentação. Na Estrada Santa Monica, a situação é parecida. A rua, que é estreita, está cheia de buracos, sem guias ou calçadas. Um dos buracos fica em frente ao que parece ser uma parada de ônibus, improvisada com banco e cobertura de madeira. A rua mais prejudicada é a José dos Santos Neto, em Suzanópolis. Um dos buracos chega a ocupar um sentido inteiro da via. No local faltam guias, calçadas e iluminação pública. Na Avenida Brasil, entrada de Suzano, os motoristas precisam desviar o trecho no sentido Poá e Ferraz de Vasconcelos.
SPMar A concessionária informou que a construção do Trecho Leste foi desenvolvida sob um plano de tráfego dos caminhões da obra assinado com as prefeituras. O termo dispõe sobre a recuperação das áreas afetadas pelas obras. No entanto, estudos devem ser realizados para que sejam comprovados os estragos. O relatório vai comparar as condições anteriores à obra, utilizando como referência o relatório das condições do viário - elaborado conjuntamente por técnicos da prefeitura e da SPMAR - e deve ficar pronto depois de pronto todo o trecho. O Trecho leste do Rodoanel já está em operação desde julho de 2014 quando foram entregues 38 km de rodovia, ligando o Trecho Sul do Rodoanel com a Rodovia Ayrton Senna (SP-70).