Iniciamos cada novo ano cheio de bons propósitos, muitos deles são idênticos e necessários, mas quais são de fato os desejos para o ano que se iniciou? O barulho intenso dos fogos de artificio que espoucaram durante longos minutos já eram para ter ficado no passado, entretanto, soaram ruidosamente espantando aves que abandonaram seus ninhos com filhotes recém nascidos, deixaram idosos estressados, pessoas doentes sem o sossego necessário para que os remédios fizessem efeito, autistas desesperados, pessoas normais cansadas e animais nervosos, saltando muros e portões desesperados em busca de paz, que acabaram se perdendo ou morrendo atropelados.
Então nem todos os nossos desejos se concretizaram no ano que passou, mesmo tendo leis proibindo esses fogos barulhentos muitas prefeituras fizeram muito barulho, gastaram muito dinheiro, sem respeito à lei e ao povo... Imaginamos que num ano que haverá campeonato de futebol mundial, eleições e inúmeros feriados, teremos que suportar muito barulho ainda, não evoluímos e nossos desejos não se concretizaram nesse plano... Sabemos que a saúde é importante, mas negligenciamos os cuidados necessários, não buscamos auxílio dos profissionais médicos, não procuramos nos exercitar e abusamos de alimentos prejudiciais, terminamos o ano com a saúde debilitada, mais lentos, talvez mais obesos e sem disposição, planejamos, mas, não cumprimos e assim vamos transferindo para o futuro cuidados indispensáveis e necessários. Assim todo início de ano fazemos uma longa lista de desejos, além de iniciar o ano ganhando na loteria que irá transformar nossas vidas e, começamos não ganhando e esquecendo os outros projetos, uns por não serem agradáveis de seguir, outros porque dão trabalho, alguns porque é difícil abandonar certos vícios ou prazeres e assim doze meses se passam e continuamos na mesma. Reclamamos daqueles que descumprem as leis, mas se pudermos também vamos arrumar uma maneira de driblar o seu cumprimento transitando em velocidade superior àquela permitida, pois, queremos chegar rapidamente, falando ao celular mesmo que seja só por uns minutinhos por conta da "urgência", ingerindo bebida alcoólica antes de dirigir e, certamente apontando esses erros nos outros e os culpando pelos acidentes que acontecem rotineiramente nas estradas por causa desses pequenos erros... Queremos que a paz esteja presente em todo o planeta, mas discutimos com os familiares, com o motorista que nos ultrapassa, com o vizinho por causa do som alto, pela toalha estendida na areia no nosso caminho e por tantos outros pequenos motivos, difícil se fazer a paz no mundo se não conseguimos manter entendimento nem mesmo com aqueles que amamos e convivemos.
Já perdemos muito tempo com desejos, agora precisamos fazer um esforço e partir para realizar cada um deles e, são muitos que se acumularam nessas passagens de ano... Vamos colocar em prática e fazer valer cada um deles, vamos cuidar da nossa saúde com carinho, o tempo passa e o corpo cobra esse cuidado com juros e correção, muitas vezes de maneira cruel, vamos colocar em prática atitudes mais corretas e respeitosas que resultarão em benefício geral, vamos zelar mais de nossos familiares com carinho, evitando discussões inúteis, assim daremos o pontapé inicial para a paz que se inicia no lar e se expande pelo planeta. Queremos um mundo melhor, mais humano, mais honesto, mais limpo, mais respeitoso e de paz, então vamos começar onde tudo é mais fácil, em casa, com a família, exercendo o diálogo, não permitindo atitudes violentas, agressões e omissões... Se cada um de nós entender que não basta desejar sem nada fazer para melhorar, conseguiremos chegar ao término deste ano com muitas metas cumpridas, mais felizes e harmoniosos, sem necessidade de sons estrondosos de fogos de artificio para encobrir nossas faltas... E teremos um ano inteiro para usufruir de uma vida mais saudável ao lado de quem amamos, felizes com os resultados que vamos obtendo e partilhando e assim certamente cada um de nós vai sentir que as bençãos tão desejadas estarão presentes em nosso cotidiano.
Feliz 2026!



